this is an h1

this is an h2

Thu Aug 24 11:39:34 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
E-commerce: como vender produtos de beleza na internet

Especialistas do Sebrae dão dicas para quem deseja se aventurar no e-commerce para vender produtos de beleza

· Atualizado em 24/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Os protocolos de biossegurança para conter os casos de covid-19 em todo o mundo mudaram os hábitos de milhares de pessoas, principalmente em relação ao consumo. Com as lojas físicas fechadas como forma de conter novas infecções, o e-commerce se tornou a principal alternativa de compra e, desde então, só se expandiu. 

Divulgado recentemente, o Relatório Webshoppers 46 - realizado pela NielsenIQ|Ebit, em parceria com a Bexs Pay - apontou que existem atualmente 49,8 milhões de compradores on-line no Brasil, o que representa um aumento de 18% em relação a 2021, quando havia 42 milhões de consumidores virtuais.

Ainda, de acordo com o relatório, a categoria de Perfumaria e Cosméticos conquistou o segundo lugar com 24% na variação de produto entre o primeiro semestre de 2021 e o mesmo período em 2022. 

De acordo com Andrezza Torres, coordenadora nacional de beleza e cosméticos do Sebrae, o mercado de beleza cresce tanto no presencial quanto no on-line. “Porém, em nossos monitoramentos, observamos que no ambiente online o segmento de beleza cresce com mais robustez”, acrescentou.

A especialista acredita que a entrada dos negócios de beleza no e-commerce é uma questão de sobrevivência para o segmento. “Empresas do segmento de beleza cujo faturamento depende do atendimento presencial sofreram muito durante a pandemia, como é o caso dos salões de beleza, já empresas do varejo - como lojas de cosméticos - encontram uma forma de manterem as vendas através do ambiente online. Por isso, eu considero uma questão de sobrevivência para o segmento, porque se houver uma nova crise, nós precisaremos nos manter através do comércio digital”, explicou.

Segundo Ivan Tonet, coordenador de mercados e transformação digital do Sebrae, vender produtos de beleza por meio do e-commerce exige conhecimentos específicos sobre impulsionamento de anúncios, tráfego on-line, logística e muitas outras competências necessárias para manter um negócio no ambiente online. “Nesse caso, se você não tiver esses conhecimentos e ainda desejar atuar no e-commerce, eu sugiro pensar na possibilidade de começar em um marketplace como a Amazon”, aconselha o expert

A Amazon é uma plataforma de marketplace que permite ao empreendedor se registrar facilmente - seja pelo CPF ou CNPJ (o segundo tem mais vantagens) - para vender produtos para consumidores de todo o Brasil. 

Na hora do cadastro, o usuário pode escolher um dos planos disponibilizados pela plataforma: Individual (R$ 2,00 ao mês + comissão de cada venda) e Profissional (R$ 19,90 ao mês + comissão de cada venda). A taxa de comissão para a categoria de produtos de beleza é de 13% do valor de venda. No caso do plano Profissional, a Amazon ainda oferece três meses grátis para quem faz o cadastro pela primeira vez.

Vale lembrar que, para que o processo de vendas dentro do marketplace seja bem-sucedido, o usuário deve fazer uma boa descrição em texto e carregar fotos de alta qualidade dos produtos que pretende vender na plataforma. “Isso melhora a experiência de compra e facilita a tomada de decisão do cliente”, explicou Tonet. 

Quem é iniciante pode contar com videoaulas disponíveis na plataforma que ensinam a fazer a primeira venda e explicam passo a passo como funciona o frete e o envio, como cadastrar produtos, como gerar cupons de descontos e tudo o que você precisar para atuar dentro da Amazon. 

Se ainda houver dúvidas, o usuário pode contar com um suporte grátis feito por um especialista que passará todas as orientações necessárias para realizar vendas dentro da plataforma.

Conheça o Portal do Sebrae Beleza e saiba mais sobre empreendedorismo, mercado, tendências e como ser bem sucedido no seu negócio.

Fique por dentro dos acontecimentos no setor de beleza, siga a comunidade Sebrae Beleza, no Telegram.  

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?