this is an h1

this is an h2

Wed Sep 14 17:00:07 BRT 2022
Empreendedorismo | COMÉRCIO
Eleições, aumente sua receita e cuidado com a inadimplência

As eleições podem trazer oportunidades para a sua empresa, mas saiba como agir de forma preventiva para evitar casos de inadimplência.

· Atualizado em 14/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O período eleitoral é muito favorável para o mercado, tanto para quem está à procura de conseguir um trabalho temporário, com o objetivo de driblar o desemprego, como para quem quer complementar a renda. Alguns setores se destacam na distribuição de serviços, como agências de comunicação e propaganda, gráficas, produtoras de vídeo e outros.

Entretanto, o empreendedor deve aproveitar as oportunidades que aparecerem para aumentar o número da sua receita e não o número de dívidas. De acordo com os dados da Serasa Experian, mais de dois milhões de pessoas se tornaram inadimplentes só no primeiro semestre de 2022. 

Ao pensar nisso, hoje, a nossa equipe do Sebrae quer te dar algumas dicas sobre como você pode proteger a sua empresa de cair em inadimplência.

O que é inadimplência?

A inadimplência é a falta de pagamento de uma conta ou uma dívida, logo, o consumidor ou empreendedor inadimplente é aquele que está com uma dívida em aberto. Um dos motivos que fazem com que essa situação aconteça é a falta de educação e gestão financeira.

Gastar mais do que se ganha, fazer o uso descontrolado de cartões de crédito e demais métodos de pagamento a prazo, além da má administração do dinheiro são fatores determinantes para cair em inadimplência. 

Como controlar os débitos da minha empresa?

Para evitar casos de inadimplência em sua empresa, organize suas finanças e tenha controle da movimentação financeira da sua empresa. Conheça algumas ações complementares que podem te ajudar nesse processo:  

  1. Consulte o crédito: Análise o crédito do cliente, por meio de empresas ou entidades de proteção ao crédito como o Serasa, SPC e associações empresariais. Essas consultas são naturais quando são feitas compras a prazo, então, não haverá constrangimento. Vale ressaltar que essa análise deve ser frequente, já que a situação do comprador pode mudar a qualquer momento.
  2. Forneça nota fiscal – Vender sem nota fiscal é crime, e você também perde o amparo legal para cobrar o seu cliente.
  3. Ofereça formas de pagamento seguras – A maioria das pessoas possuem cartões de crédito e débito, e embora muitos empresários sejam contra por causa da taxa do cartão, os benefícios valem a pena. Além de garantir o recebimento, não gera o transtorno de ir ao banco depositar ou descontar cheques.
  4. Mantenha um histórico de pagamentos – Sempre anote as datas de vencimento e de pagamento, seja em uma planilha do Excel ou um software próprio. Isso auxilia na identificação do perfil dos pagadores. 
  5. Cuidado com a sazonalidade – Os três primeiros meses do ano costumam apresentar a maior taxa de inadimplência. Então, tome cuidado e evite oferecer crédito facilitado nesse período. Para verificar a sazonalidade da sua empresa, você pode verificar o histórico de pagamentos dos clientes. 
  6. Transparência – Deixe claro ao cliente o valor total que será cobrado, as condições de pagamento e os prazos. É importante falar também das consequências de atrasos (multas, juros ou suspensão dos serviços, por exemplo).
  7. Faça contrato – No caso da venda de produtos de maior valor, ou prestação de serviços mais detalhada, vale a pena deixar tudo especificado por meio de um contrato
  8. Lembrete de vencimento – E que tal adotar um sistema de lembrete para os seus clientes? Muitos deixam de pagar dentro do prazo por se esquecerem que haviam firmado o compromisso. Você pode usar essa ferramenta, inclusive, para fornecer benefícios como percentual de desconto para pontualidade. 

A cobrança deve ser de maneira formal, por meio de um e-mail exclusivo de cobranças. Lembre-se de manter a educação e cordialidade para esse tipo de mensagem. 

Para saber mais sobre esse assunto, confira o e-book completo do Sebrae sobre Gestão Financeira. Qualquer dúvida e auxílio que precisar para solucionar casos de inadimplência em sua empresa, basta procurar a unidade do Sebrae mais próxima da sua casa ou, então, entre em contato com a central de relacionamento pelo número 0800 570 0800.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?