this is an h1

this is an h2

Wed Jan 11 16:29:49 BRT 2023
Empreendedorismo | ECONOMIA CRIATIVA
Em Belém, gastronomia é sinônimo de desenvolvimento e oportunidades

Belém faz parte da Rede Cidades Criativas da Unesco, selo tem gerado oportunidades ao empreendedorismo e ao desenvolvimento da capital do Pará.

· Atualizado em 11/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

O selo Cidade Criativa é concedido pela Unesco para cidades que assumem o compromisso de implementar plano de desenvolvimento baseado na criatividade e na cultura. Essa chancela abre muitas portas e traz oportunidades aos empreendedores criativos. É o caso de Belém, no Pará, que busca sua consolidação como cidade criativa no campo da gastronomia.

São 246 cidades ao redor do mundo, 12 delas no Brasil, que integram a plataforma de intercâmbio internacional. O país, entretanto, pode ampliar em muito a sua participação, graças à imensa diversidade cultural do território de proporções continentais. 

A diversidade, em si, pode ser uma importante fonte geradora de riquezas, fator que o selo da Unesco vem ressaltar. Oportunidades de negócios para empreendedores criativos é o que não faltam, como evidencia o plano de desenvolvimento de Belém. Muito além da boa mesa, o planejamento inclui da tradição gastronômica à inovação e ao desenvolvimento de tecnologia alimentar.

Rede de criatividade

Ser uma das Cidades Criativas da Unesco é estar inserida em uma plataforma internacional de intercâmbio de experiências ligadas ao desenvolvimento urbano sustentável, estimulando a colaboração entre as cidades para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Belém participa da rede desde 2015, tendo renovado o selo em 2020, o qual é concedido por quatro anos. Após esse período, a cidade tem que apresentar um relatório com evidências de que as metas estabelecidas no plano de desenvolvimento foram cumpridas, quando o selo pode ou não ser renovado.

Belém, uma cidade com 1,5 milhão de habitantes, tem 65% do seu território espalhado por 39 ilhas e uma importante tradição gastronômica. O sucesso da cozinha criativa paraense se deve, do ponto de vista das referências culturais, à mistura de características da culinária nativa brasileira com influências coloniais europeias, acrescidas do caráter único de ingredientes da fauna e da flora amazônicas. 

Principalmente a partir da década de 1990, a culinária paraense começa a chamar a atenção de vários chefs renomados, de vários outros estados do Brasil, os quais passam a frequentar Belém, visando a pesquisar e conhecer técnicas e ingredientes que serviriam de inspiração para suas criações.

Graças à Conferência de Gastronomia da Amazônia, que aconteceu na cidade de Belém em 2013, a gastronomia passou a integrar as políticas públicas relacionadas à cultura, reconhecida como um tema ligado à identidade cultural.

Sede do histórico mercado Ver-o-Peso, Belém tornou-se também polo de inovação, ao investir na construção de um Instituto de Tecnologia de Alimentos e em laboratórios voltados à pesquisa de sistemas agroalimentares sustentáveis. A cidade tem como objetivo tornar-se modelo global em tecnologia e inovação alimentar.

Todo esse cenário significa um campo de possibilidade aos negócios criativos, principalmente, aqueles ligados à produção de alimentos de forma sustentável e à gastronomia.

O modelo de desenvolvimento sustentável e de empreendedorismo de Belém integra tradição, inovação e tecnologia. Fruto de uma tradução bem sucedida de identidade cultural em valor, soube perpetuar a riqueza em um ciclo virtuoso econômico e social.

A tradição gastronômica aliada à inovação tecnológica compõe um prato apetitoso para empreendedores criativos. Quer participar dessa forma saborosa de lucrar e crescer? Sirva-se!

Leia os conteúdos que o Sebrae desenvolveu e saiba mais sobre como a gastronomia pode tornar-se um ótimo negócio:

Empreender em gastronomia é muito mais do que cozinhar

Como montar uma escola de culinária e gastronomia

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?