this is an h1

this is an h2

Wed Jan 11 16:36:23 BRT 2023
Empreendedorismo | ECONOMIA CRIATIVA
Em Santos, cinema e economia criativa conversam muito bem

Santos, cidade criativa do cinema, se firma como centro importante de desenvolvimento para o setor, com oportunidades de formação, emprego e novos negócios.

· Atualizado em 11/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

Desde que conquistou o selo Cidade Criativa do Cinema, concedido pela Unesco, grandes oportunidades para empreendedores criativos passaram a fazer parte da paisagem de Santos. Com o desenvolvimento crescente do setor audiovisual, a cidade oferece ricas oportunidades de negócios baseados em economia criativa, desenvolvimento sustentável, empreendedorismo e dinamização de segmentos como turismo e cultura.

O litoral santista e sua arquitetura, literalmente, cinematográfica, foram, por gerações, a primeira experiência estética de imigrantes das mais diversas culturas que chegavam ao maior porto da América Latina. No começo do século XX, foi fundado na cidade o primeiro cineclube do Brasil. Desse modo, muitos dos filmes produzidos na época agregaram a beleza da faixa de mar, as construções de diferentes séculos e culturas, e a vantagem da proximidade com a cidade de São Paulo.

Em 2015, Santos ganhou um selo que consolida a sua aptidão para cenário e produção de obras cinematográficas, passando, então, a integrar a Rede Cidades Criativas da Unesco como Cidade Criativa do Cinema, a única da América Latina e Caribe credenciada nesse campo. Atualmente, 246 cidades no mundo, 12 delas brasileiras, estão inseridas nessa plataforma internacional de intercâmbio de experiências ligadas ao desenvolvimento urbano sustentável, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Oportunidades cinematográficas

O desenvolvimento do setor audiovisual, somado à chancela do selo da Unesco, tornam Santos uma cidade atraente nas mais diversas frentes de economia criativa. 

O aprimoramento profissional conta com oportunidades de formação de mão de obra especializada como as oferecidas pelo Instituto Querô, uma associação privada sem fins lucrativos que capacita, gratuitamente, população de baixa renda em produção cinematográfica.

Abundam cursos universitários voltados à formação em cinema. Oficinas acontecem de forma constante, e concentradas em eventos como o Festival de Curtas de Santos, forte estímulo à formação de jovens e ao empreendedorismo no setor cinematográfico. Tão bom quanto o Santos Criativa Festival Geek que reúne diversas linguagens como quadrinhos, animações, jogos de tabuleiro, RPG e cinema.  

Para quem quer empreender no setor cinematográfico e audiovisual, Santos é uma cidade que dispõe de uma gama de profissionais com formação voltada a essa cadeia produtiva.  Encaixados nos mais diferentes perfis, entre eles produtores, técnicos de som, montadores, músicos, roteiristas, cineastas, figurinistas, cenógrafos, fotógrafos, diretores de arte, maquiadores, encontram espaço na cidade.

A economia criativa tem como característica impulsionar o desenvolvimento de outros segmentos produtivos. Em Santos, não é diferente, e desenvolvimento sustentável, empreendedorismo, turismo e cultura se beneficiam da dinamização do setor audiovisual.

Quer saber como participar desse filme com final feliz, em que todo mundo ganha junto? Converse com o diretor do gabinete de Inovação Econômica da Câmara Municipal de Santos.

Saiba mais:

Curso online sobre comercialização e distribuição para o audiovisual

Gestão empresarial para os desafios do mercado audiovisual


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?