this is an h1

this is an h2

Thu Aug 24 14:33:54 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Empreender com Barbearia, uma história bem-sucedida.

Montar um espaço para trabalhar a autoestima do homem, com singularidades e particularidades, pede boa gestão, empreendedorismo e principalmente conhecimento.

· Atualizado em 24/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quando começou seu negócio, em 2003, Fernando Frazão enfrentou dificuldades. “Na época, não tinha nada disso, hoje em dia está muito mais fácil adquirir produtos, acessórios e decorações específicas para este tipo de negócio. Há quase 20 anos, na minha cidade só tinha eu e mais um concorrente e nada mais”, lembra.

Fernando conta que existiam salões unissex, e quando o homem queria fazer cabelo ou barba, tinha de recorrer a este tipo de estabelecimento, pois não tinha um espaço dedicado aos cuidados masculinos. “No estado de Pernambuco, fomos pioneiros com esse modelo de negócio, tivemos que ir longe para trazer materiais que na época aqui no meu estado não tinha, tive que comprar pela internet, viajar para poder ir decorando...”, conta.

“Isso mudou e hoje em dia está muito mais fácil montar um negócio na área, pois existem cursos e workshops com ensinamentos, dicas etc. Na minha época não havia nada disso”, constata. 

Para se especializar, Fernando fez um curso no Senac. Naquele momento, ele queria ser como a maioria das pessoas, aquele barbeiro que botava as pessoas para trabalhar, ser um administrador e não colocar a mão na massa. Queria ser empresário, tinha essa visão do mercado e queria escrever a sua história do jeito dele. 

“Montei a minha loja, mas quando eu comecei a fazer o curso eu me apaixonei pela área. Quando o cliente se senta na nossa cadeira a gente faz amizade, faz um networking. Hoje, por exemplo, na minha barbearia eu atendo médico, advogado, engenheiro... Tenho amizade com todos, existe um profissionalismo, mas também amizade. E o meu melhor pagamento é o cliente se olhar no espelho e se sentir bem, sentir que o trabalho ficou bem-feito... Esse meu olhar fez com que eu fosse criando um nome, me tornando uma referência no mercado”, detalha.

Atendimento de primeira

A experiência de Fernando mostrou que quando se fala hoje em atendimento, é possível encontrar produtos e profissionais que façam as técnicas devidas, mas nem sempre só técnica e produto faz um profissional. “Tem a questão da empatia, de estar mais próximo do seu cliente, utilizando também os meios digitais como Facebook, Instagram e WhatsApp”, analisa.

Ele, que começou o negócio montando uma pequena loja no primeiro andar de um prédio, foi crescendo e ampliando o espaço. Mas a ideia dele nunca foi a de ter uma demanda muito grande, que abre brechas para atendimentos rápidos e clientes insatisfeitos. O objetivo é ter um público mais aquecido e fiel.

“O que adianta você ter um nome muito grande um mega espaço, mas no final da história a entrega não ser 100%? O marketing acaba sendo negativo. Outro exemplo: quantas vezes você já ouviu falar bem de um restaurante, com uma comida fantástica, mas ao chegar ao local para conhecê-lo existe uma fila enorme e você não consegue ser atendido?”, justifica.

Para ter sucesso com sua barbearia, Fernando Frazão dá suas dicas:

Ter um espaço que consiga atender bem ao seu cliente e que ele saia satisfeito não dá margem para erro.

Focar nas especializações e maquinário diferentes muitas vezes impacta no valor, mas devido aos custos que se tem com formações, equipamentos e maquinários, o cliente que procura a barbearia busca pela qualidade do serviço.

Valorizar o serviço e a entrega 

É necessário agregar valor ao serviço que está entregando. Ao trabalhar com determinado equipamento, siga a obrigação da lei de atender todos os requisitos na vigilância sanitária no que se refere ao descarte de materiais e equipamentos, como os perfurocortantes (tenha um investimento em relação a isso), além do tempo de trabalho e capacitação.

Buscar capacitações e estar antenado nas novidades do mercado é investimento no seu negócio. Nada melhor do que você investir no seu empreendimento para entregar valor diferenciado para o seu cliente e cobrar o valor justo pelo que se está entregando.

Faturamento e lucro

É necessário analisar se vale a pena você ter um alto faturamento com custo também muito elevado. Ter um faturamento maravilhoso não necessariamente significa que lucrou com aquilo. Na hora de precificar seus serviços, se especialize bem para poder ser referência naquilo que você faz e cobrar por isso; ofereça resultados com excelência para precificar de forma justa; faço uso de equipamentos e máquinas modernas e de qualidade; faça entregas mais personalizadas oferecendo, por exemplo, consultorias de estilo, análise de visagismo etc.

Equipe

Contar com uma boa equipe é fundamental. Por isso, ofereça constante treinamento. Seja um bom administrador e invista na valorização da boa relação com os seus colaboradores.

Inovação

Quando se fala de inovação com o cliente, existe a percepção de que vai se gastar tubos de dinheiro, que não há verba e que não há como fazer, mas não necessariamente é assim. Questões de investimento não precisam ser feitas de uma vez, podem ser feitas de forma gradativa e evoluir gradativamente. 

Anote e adote:

  • Para empreender é preciso ter em mente três pontos: conhecer o que vai fazer, ter habilidade no que vai fazer e ter atitude no que vai fazer.
  • O gestor que é empresário não pode ser aquela pessoa que não está dentro do seu negócio.
  • Quando se faz o que se gosta o trabalho não é trabalho é diversão, não deve se tornar árduo.
  • É importante gostar do universo masculino e da vibe do local, do ambiente personalizado e de lidar com o cliente e com este público. 
  • Entender quem é o público masculino, do que ele gosta é necessário afunilar a oferta de serviços - tirar coisas que não agradam e colocar o que dá certo. Para ajudar nesse processo existem workshops e cursos para aprimoramento, por isso que existe o SEBRAE, que é muito parceiro e presta consultoria.
  • As mudanças devem acontecer mediante as demandas do mercado.
  • Um percentual grande de faturamento, pode vir da venda de produtos. No caso do Fernando, 50% do meu faturamento vem de vendas de produtos, incluindo os de estética (barbearia também é comércio de estética com venda de cosméticos e serviços complementares ao de cabelo e barba).
  • O uso de inovação e tecnologias da área de estética podem aprimorar os serviços oferecidos pela barbearia, como serviços para pele e cabelo, tratamentos para calvície, sobrancelha e limpeza de pele.
  • Tudo que a mulher usa o homem usa também. Antigamente, não tinha esse conhecimento, o homem pegava o xampu, o creme facial da esposa e usava... E existem diferenças entre a pele e o cabelo deles. Assim, a venda de cosméticos e realização de tratamentos para este público também é fonte de rendimento para as barbearias. Cosméticos para calvície, pomadas modeladoras de efeito seco e molhado, com pigmentação que cobre falhas.
  • Quem trabalha com prestação de serviço precisa ter propósitos e estratégias de negócio bem claras do que se pretende fazer.
  • Mesmo que o negócio não seja grande, sempre há alguma coisa para implantar, sempre tem uma manutenção, cabe ao empreendedor ser perfeccionista, pois se ele quer obter sucesso, precisa ter ciência de que o cliente observa os detalhes. Se o ambiente não estiver com uma boa organização e uma boa limpeza, o cliente percebe.  E cliente bom é aquele que critica e proporciona oportunidade de melhorar o negócio e de evoluir no atendimento.
  • Faça com que o cliente vivencie uma experiência de inovação e tecnologia na sua barbearia. A satisfação do cliente é um marketing poderoso.
  • Valorize a perfeição, evite defeitos, aprimore o trabalho, seja um eterno aprendiz em busca de conhecimento. O mercado está em constante evolução e é necessário se manter atualizado.
  • Atualmente, as pessoas vão à barbeira não vai mais só para fazer cabelo e barba. E para o cliente se sentir confiante e seguro, deve saber que o profissional que o atenderá investiu em educação e capacitação, utilizando os equipamentos certos na hora certa.

Conheça o Portal do Sebrae Beleza e saiba mais sobre empreendedorismo, mercado, tendências e como ser bem-sucedido no seu negócio.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?