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Mercado e Vendas | CLIENTE
Encantando clientes de todas as gerações: o segredo do salão de beleza

Conhecer os hábitos e expectativas dos diferentes públicos permite atender de forma personalizada e assertiva todas as gerações.

· Atualizado em 25/11/2022
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Um salão de beleza deve ser um lugar onde todos se sentem bem, afinal é um templo de autocuidado de onde se deve sair melhor do que entrou. Entender as preferências das diversas gerações e saber adaptar o atendimento a cada uma delas é uma tarefa do profissional de sucesso, tarefa tão importante quanto manejar tesouras, secadores e pincéis.

A cada 20 ou 25 anos nasce uma nova geração, que pode ser definida por possuir diferentes traços de caráter, hábitos e identidade. Evidente que cada pessoa tem as suas próprias características, mas o conjunto de indivíduos nascidos em cada época tem alguns interesses em comum.

Naturalmente, as pessoas preferem ser atendidas por profissionais que respeitem o seu conjunto de valores, assim como escolhem marcas que comuniquem a mesma forma de entender o mundo. Isso vale para a linguagem utilizada, posturas (como a preocupação com meio ambiente) e comportamentos de modo geral.

Então, vale a pena conhecer cada geração e pensar em como ela quer ser recebida pelo profissional de beleza. Podemos definir as gerações resumindo os anseios mais comuns da seguinte maneira:

Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964)

Podem ser aposentados ou, ao contrário, extremamente ativos profissionalmente e muitas vezes ocupando importantes cargos de gestão. Formam a rentável geração prateada, com alto poder de consumo. É importante atender a esse público com um olhar atento para descobrir o que é importante para cada um dos clientes. Uma mulher pode querer parecer mais jovem enquanto a sua vizinha, da mesma idade, deseja se sentir confortável mostrando seus lindos cabelos brancos.

Geração X (nascidos entre 1965 e 1980)

É a geração que está revolucionando o conceito de meia-idade, demonstrando que os 40 são os novos 20, os 50 são os novos 30 e assim por diante. Muitas vezes, cuidam de pais e mães da geração anterior e, ao mesmo tempo, de filhos e netos, tendo, portanto, imensa influência na sociedade. A sugestão é ter a mente aberta: pode ser que o cinquentão queira um penteado super moderno que, até pouco tempo atrás, seria indicado apenas para surfistas adolescentes.

Geração Y ou Millennials (nascidos entre 1981 e 1996) 

São muito ativos nas mídias sociais, sendo, então, importantes micro influenciadores, quando não grandes formadores de opinião. Confiam mais na opinião dos conhecidos, ainda que virtuais, do que no marketing tradicional. Costumam pesquisar on-line antes de escolher serviços e produtos e preferem marcas experimentais e engajadoras. Além de caprichar em cremes e tesouras, o profissional tem que aprender a manejar muito bem as redes sociais e sempre pedir para que marquem o salão na postagem mostrando o novo visual.

Geração Z (nascidos entre 1997 e 2009)

Prefere produtos personalizados e experiências customizadas e em boa parte do tempo escolhem o consumo engajado, vegano, sustentável, orgânico e socialmente justo. É preciso conhecer esses termos ou será um profissional ultrapassado! Os homens da geração Z são tão vaidosos quanto as meninas. 

Geração Alpha (nascidos entre 2010 e 2025)

Antes da pandemia, essa geração já vivia grudada nas telas e, depois, é ainda mais impactada pelos influenciadores digitais além, é claro, do grupo de amigos. Youtubers e gamers são determinantes nas escolhas pessoais, incluindo cortes ousados e cores inusitadas nos cabelos. Preferem marcas colaborativas e salões de beleza que funcionem em coworking.

Entender o que se passa dentro da cabeça da sua clientela é condição indispensável para cuidar do que fica fora dela. Um estilo de cabelo não é, afinal, apenas uma aparência, mas representa todo um conjunto de símbolos e visão de mundo.

Conversar com sinceridade e respeito com os seus clientes é a melhor estratégia para que seu salão de beleza seja escolhido como o melhor para o seu público.

O Sebrae tem conteúdos importantes para ajudar você a entender sobre os diferentes públicos e prestar o atendimento que esperam.

Leia: Vaidade na terceira idade movimenta salões de beleza e Entenda o comportamento dos seus consumidores

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