this is an h1

this is an h2

Fri Aug 26 00:00:47 BRT 2022
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Entenda a diferença entre e-business e e-commerce

E-business trata de processos e se difere do e-commerce que está focado nas transações financeiras.

· Atualizado em 26/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você sabe a diferença entre e-business e e-commerce? Basicamente, um engloba o outro. E-business é o negócio que tem todos os seus processos on-line. Já o e-commerce abrange exclusivamente as transações comerciais, compra e venda. 

Atendimento ao cliente, colaboração entre empresas parceiras, sistemas e transações eletrônicas dentro da organização. Tudo isso está dentro do e-business, que permite:

Possibilidades de e-business

É possível, ainda, classificar os tipos de e-business pelas suas características. Confira: 

B2C e C2B – São as lojas virtuais. Business-to-consumer é quando a empresa oferece produtos ou serviços on-line. Já o C2B, Consumidor para Empresa é o caminho contrário. São os formulários de contato de um site, por exemplo. Nesse caso, o cliente faz o contato com a empresa. 

B2B – Business to business, ou seja, uma empresa negocia com outra. É o caso da compra de produtos de fornecedores. 

B2E – Empresa para empregado. A intranet é um exemplo desse tipo de e-business. O B2E oferece canais de comunicação entre empresas e colaboradores. O contrário, ou seja, quando o empregado entra em contato com a organização, chama-se E2B.

G2B e B2G – Governo para empresa e vice-versa. São os negócios on-line entre governo e entidades. É possível citar como exemplos, a emissão de certidão em plataforma virtual e as licitações.

G2G – É a modalidade de e-business entre diferentes órgãos governamentais. Por exemplo, liberação de verbas do governo federal para os municípios. 

G2C – Nesse caso, a relação é entre governo e cidadão. As emissões de certidões ou declarações são exemplos. Também é possível falar no contrário, quando o cidadão responde a pesquisas de opinião do governo. É o C2G. 

São vários os tipos de atuação do e-business. Ainda é possível falar em C2C, quando os clientes negociam entre si nos anúncios virtuais, por exemplo. Ou B2B2C, quando a relação é entre uma empresa atacadista, o distribuidor e o cliente. 

O e-business não se limita às transações financeiras ou à compra e venda de produtos e serviços. Por isso, o e-commerce pode ser visto como uma etapa ou uma parte do e-business. 

Por fim, podemos lembrar algumas empresas de e-commerce, como Magazine Luiza, Americanas e Netshoes. Já como exemplos de e-business temos as plataformas de educação à distância, como a Eadbox, e grandes empresas, como Netflix e Google. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

5 dicas para abrir o seu E-commerce 

Como planejar uma loja virtual de sucesso 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?