this is an h1

this is an h2

Fri Apr 21 11:54:45 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Estágio: por que o MEI deve contratar um estagiário?

Nem sempre o MEI consegue dar conta de tudo sozinho, então será que não é o momento certo para contratar um estagiário?

· Atualizado em 21/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Por natureza, o Microempreendedor Individual (MEI) pode se enquadrar em um rol de atividades autônomas, empreende sozinho e pode faturar até R$ 81 mil por ano, salvo algumas categorias especiais. É facultado ao MEI contratar um funcionário ou um estagiário. Agora a pergunta de milhões é: qual é o momento mais propício para uma contratação? Compensa mesmo?

É importante observar a gestão do tempo do MEI: o porte é otimizado e facilitado para que o empreendedor possa conduzir a gestão da sua empresa de maneira autônoma, mas a realidade do negócio pede esforços e muita estratégia de quem toca a empresa. A tendência de todo empreendedor é centralizar a gestão nele mesmo e tentar “dar conta” de tudo sozinho. Até certo momento, tudo flui, porém, à medida que as demandas começam a crescer, o cotidiano pode ir se tornando pesado. Então, talvez esse seja o momento de pensar em alguém que vai colaborar nas tarefas.

A arte de empreender requer grande capacidade de gestão para dominar, sobretudo, os tempos difíceis. Empreender sozinho também pode ser uma tarefa até mesmo desanimadora para alguns depois de certo tempo de empresa. Alguém para estar junto pode trazer um novo ar para o negócio.

Chega também o momento em que a empresa toma proporções maiores do que no começo. Os pedidos acumulam e muitos empreendedores que até então davam conta do recado e cuidavam de tudo sozinhos não conseguem mais cumprir todas as tarefas em dia.

Uma grande habilidade para aqueles que desejam desenvolver os seus negócios é saber delegar tarefas. Existem atividades que de fato o empreendedor deve assumir. Outras podem ser supervisionadas, permitindo que um possível colaborador – que poderá ser um estagiário – possa resolver uma demanda da melhor forma possível, o que dá a ele a oportunidade de desenvolvimento e crescimento no ambiente empresarial. Fazendo isso, o empreendedor incentiva o estagiário a desenvolver a sua autonomia frente à habilidade da tarefa e, sobretudo, a sua maturidade com relação ao trabalho.

Ter um estagiário ao lado do MEI pode ser uma grande vantagem! Por isso, preparamos uma série de quatro artigos que ajudarão a ilustrar bem a questão de contratar um estagiário no porte de MEI, a saber: MEI pode contratar estagiário?; Por que o MEI deve contratar um estagiário; Quero ter um estagiário. Como funciona?; Funcionário ou estagiário? Também indicamos para você que está iniciando as suas atividades como MEI o curso EaD Como administrar um pequeno negócio. Clique no link e inscreva-se!

Para ilustrar as regras e condições para contratação de um estagiário ou menor aprendiz, o Sebrae lançou um infográfico com esclarecimento de dúvidas sobre o tema. E você pode contar com um time de profissionais que estão à disposição para tirar eventuais dúvidas sobre este e outros assuntos de empreendedorismo. Ligue no 0800 570 0800.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?