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Mercado e Vendas | RELACIONAMENTOS COM CLIENTE - CRM
Estratégia omnichannel agiliza relacionamento com o cliente

Estratégia de marketing omnichannel responde à demanda por uma experiência de compra melhor, mais completa e com menos barreiras entre canais on-line e off-line

· Atualizado em 18/02/2023
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Omnichannel é uma estratégia de conteúdo entre canais utilizada pelas empresas para melhorar a experiência do usuário e o relacionamento com o público nos pontos de contato. 

E ela pode tornar-se uma importante ferramenta de trabalho para você, pequeno empreendedor, que deseja proporcionar ao cliente um acesso fácil e rápido à sua empresa, sem que haja diferença entre os atendimentos presencial e virtual. 

Na estratégia omnichannel, os canais de comunicação e seus recursos de suporte são projetados para cooperarem entre si, por isso, este tipo de atendimento é a melhor forma de usar vários meios de comunicação ao mesmo tempo. Um bom atendimento começa pela possibilidade de o cliente escolher o canal de contato que é mais prático para ele. Assim, seus desejos são atendidos mais rapidamente, sem a repetição de procedimentos.

Hoje, o consumidor atual usa diversos meios para relacionar-se com uma empresa, seja pela loja física, aplicativo, redes sociais ou site. O que ele mais deseja é agilidade para receber os produtos e serviços adquiridos, além de um atendimento de qualidade. Por isso, a estratégia omnichannel é tanto uma inovação quanto uma resposta à demanda por uma experiência de compra melhor, mais completa e com menos barreiras entre o meio on-line e o offline. 

Ela possibilita, por exemplo, adquirir um produto na loja física e recebê-lo em casa. Ou comprar pela internet e retirar na loja. Para você oferecer uma boa estratégia onmichannel, você deve contemplar alguns fatores, como:

  1. Vendas: as possibilidades de venda devem ser flexíveis e priorizar os canais que mais fazem sentido para os clientes. 
  2. Marketing: a mensagem de marketing deve ser consistente nos diversos canais usados. Uma estratégia de marketing uniforme contribui para que os clientes se sintam conectados com a empresa, seja qual for o canal que escolham.
  3. Logística: o atendimento de pedidos é o único modo de fornecer aos clientes o que eles adquiriram. O modo como a empresa concretiza essa parte do processo de venda é fundamental para uma experiência omnichannel e uma excelente oportunidade para reforçar a conexão do cliente com a marca.

Do ponto de vista do cliente, uma estratégia omnichannel de sucesso baseia-se nos pilares: conveniência, consistência, relevância, autonomia e agilidade.

A conveniência está presente quando o consumidor tem a liberdade de utilizar o canal que considerar o mais adequado, num dado momento. Já a consistência é percebida quando a comunicação com o cliente é a mais próxima possível em todos os canais. Cores, tom de voz, catálogos, menus, processos, postagens em mídia social, newsletters, e-mails de marketing e operacionais: tudo deve transparecer uma identidade única, precisa e adequada aos diferentes pontos de contato.

A relevância acontece quando produtos, ofertas, promoções e interações são coerentes com as necessidades e desejos do consumidor. Já a autonomia permite ao cliente sentir-se suficientemente confortável em qualquer ponto de contato com a empresa, para fazer suas próprias escolhas, gerenciar seus dados pessoais, acompanhar seus pedidos e obter suporte pós-venda. Ele também deve sentir que haverá sempre um interlocutor da empresa disponível para resolver qualquer dúvida.

Por último, a agilidade deve estar presente em todas as interações e fases do processo de compra e no pós-venda. A resposta dos sistemas e pessoas precisa ser a mais imediata possível. Tempos de espera devem ser rápidos para atender às expectativas do cliente para cada ponto de contato.

A importância da estratégia omnichannel está em oferecer uma experiência coerente em todos os canais para clientes novos e pré-existentes, em explorar a sinergia entre os diversos pontos de contato com o cliente, em oferecer promoções de acordo com perfil dos seus consumidores e em melhorar a gestão do negócio como um todo.

Pesquisa realizada com 46 mil consumidores verificou que 73% deles utilizam múltiplos canais ao longo de sua jornada de compra, 20% compram apenas em lojas físicas e 7%, somente on-line. Ou seja, o comportamento omnichannel já faz parte da jornada de compra do consumidor. 

Que tal a sua empresa adaptar-se a essa realidade? Para te ajudar a implementar essa estratégia, o Sebrae traz dicas de como integrar seus canais de vendas. E para entender a importância de implementar uma estratégia de varejo omnichannel, consulte este artigo sobre integração de negócios e comece já a revolucionar o modo como você se relaciona com seus clientes! 

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