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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Estratégias de venda on-line: o provador virtual

Aderir à estratégia do provador virtual pode resolver os problemas de desistência de compra. Saiba como!

· Atualizado em 24/11/2022
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Um dos maiores desafios das vendas on-line é no que se refere ao tamanho de peças como roupas, acessórios e calçados, tanto que cerca de 37% dos consumidores acabam desistindo de fechar uma compra com medo de que o artigo não vá ficar “bem” ou não vá servir. Além disso, a taxa de troca de produtos fica entre 50 e 80%. Já existe, no entanto, uma ferramenta que pode modificar completamente essa situação, resolver as dúvidas dos consumidores e aumentar a taxa de conversão. Trata-se do provador virtual. Já ouviu falar dele?

Isso mesmo! O provador virtual - também chamado de provador on-line ou provador digital - está conquistando o comércio on-line! É uma ferramenta criada com base na inteligência artificial a fim de que as pessoas consigam “experimentar” roupas, calçados e acessórios em ambiente digital. É possível que a ferramenta fique disponível na página do e-commerce; ela vai recomendar, por exemplo, o tamanho de uma peça com base nas medidas do cliente. O provador virtual cruza os dados da peça/do produto com informações do cliente, como gênero, altura, idade, peso, medidas corporais (busto, quadris, cintura), tamanho e formato dos pés.

As vantagens desse recurso são muitas e vão desde promover responsabilidade ambiental, já que haverá menos trocas e devoluções, até tornar o processo de compra mais inclusivo, porque os consumidores têm uma experiência de compra completa, da escolha até a decisão.

Marcas como Hering, Riachuelo, Renner, GAP, Netshoes, entre outras, já utilizam essa ferramenta. Se você pensa em implantar esse recurso no seu negócio, antes de mais nada, verifique se realmente atenderá às expectativas do seu público-alvo (persona). Se sim, mãos à obra! Caso tenha uma loja virtual e utilize plataformas de e-commerce, é possível fazer uma integração: a Nuvemshop, por exemplo, disponibiliza uma integração com a Sizebay, uma das principais empresas de provador on-line, a qual, inclusive, oferece diversos recursos extras que ajudam na eficiência e análise do provador virtual.

Confira no infográfico as principais vantagens do provador virtual.

Saiba mais

Ainda tem dúvidas de como proceder para disponibilizar essa ferramenta aos seus clientes? Entre em contato com o Sebrae pelo número 0800 570 0800. Aproveite e faça o curso Estratégias de vendas para comércio eletrônico.


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