this is an h1

this is an h2

Wed May 17 23:19:44 BRT 2023
Organização | GESTÃO
Estruture seu RH e evite riscos

Investimento em RH evita problemas legais, permite acertar mais nas contratações e garante maior produtividade.

· Atualizado em 17/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Todo empreendedor ou empreendedora, assim que abre seu negócio e traz o primeiro colaborador para trabalhar com ele, já inaugura seu setor de recursos humanos (RH), mesmo sem perceber. Conforme a empresa cresce e expande sua clientela, essas práticas, crenças, políticas informais e relacionamento interpessoal no trabalho vão construindo, pouco a pouco, a cultura interna do negócio. 

Em um primeiro momento, o próprio empreendedor cuida das contratações, demissões e eventuais treinamentos com ajuda, no máximo do seu escritório de contabilidade. Entretanto, chega um momento em que se torna necessário profissionalizar sua gestão de pessoas para que vários setores da empresa tragam resultados mais expressivos ou para que se evite prejuízos. As contratações, por exemplo, já não se pode contratar qualquer pessoa, é preciso buscar aqueles cuja competência contribua para o negócio. Sem contar que o crescimento do negócio gera demanda por treinamentos, cursos, métricas de desempenho e produtividade, além de políticas de estímulo e premiação. 

Questões legais 

O primeiro argumento para investir na estruturação de seu RH é evitar problemas legais. É muito importante seguir com rigor a legislação de contratação, seja via CLT ou outra modalidade, para evitar problemas judiciais mais adiante. São inúmeros os casos de empresas que viram a prosperidade desaparecer por conta de processos trabalhistas motivados pela falta de cuidado. Lembre-se, saber ou não como funcionam as leis não serve como argumento no tribunal. Conhecendo ou não a legislação, se a sua empresa ferir alguma norma, ela será penalizada de qualquer jeito.  

Não esqueça também da necessidade de controlar férias, horas extras, afastamentos e gestão de benefícios.  

Políticas de gestão de pessoas ligadas à produtividade 

Outro ponto fundamental para seu empreendimento continuar crescendo são os métodos e ferramentas para contratar, identificar a produtividade do colaborador e demitir. Um RH profissionalizado e que conhece a estrutura da empresa pode montar o organograma, construir um processo de seleção adequado às suas necessidades e controlar o desempenho do conjunto dos colaboradores no dia a dia. Isso permitirá que o empreendedor possa dedicar seu tempo à gestão da empresa, à busca de novos clientes e à fidelização dos atuais. O resultado será maior competitividade do negócio e a tendência de melhorar os resultados finais. 

Vale a pena você conferir este e-book do Sebrae: Gestão de pessoas na sua empresa, por onde começar? 

Gente: seu maior patrimônio 

Conforme vai ganhando experiência, o gestor passa a perceber que, por melhor que seja o produto que confecciona ou o serviço que presta, seu grande diferencial são as pessoas. Um bom atendimento, uma pós-venda eficiente, o cuidado no contato com o cliente fazem com que as pessoas transformem seu negócio em referência e o indiquem aos parentes e amigos.  

Na mão oposta, um colaborador mal treinado, mal-humorado ou um atendimento descuidado podem colocar todo o seu negócio a perder.  

É o RH, trabalhando como parte da gestão da empresa, que tem condições de identificar falhas de treinamento ou comportamento e propor as melhores formas de corrigi-las. Assim como de identificar as melhores maneiras de premiar os colaboradores mais dedicados ou produtivos.  

O pulo do gato: engajamento 

O empresário experiente sabe que o engajamento dos colaboradores faz toda a diferença no desempenho do negócio. Mas, só se constrói uma equipe motivada e unida se todos se sentirem parte da empresa e tiverem a certeza de que obterão benefícios – sejam quais forem – com o sucesso do negócio. 

Uma área de RH bem-organizada, funcionando como parte da gestão estratégica do empreendimento, tem plenas condições de elaborar e administrar um projeto de engajamento permanente, em que todos vejam o cotidiano do trabalho como uma relação ganha/ganha. 

Bora, então, organizar um RH bem bacana e colocar a sua empresa à frente da concorrência!  

Saiba mais no curso on-line: Gestão de pessoas, do Sebrae. 

Dê uma olhada nesses materiais que o Sebrae preparou sobre o tema: Quanto custa para você, MEI, contratar um funcionário? e Por que contratar colaboradores com carteira assinada. Eles podem ajudar com as contratações e preocupações legais. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?