this is an h1

this is an h2

Sat Feb 25 02:59:32 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Estudos & notícias: papel do influencer cresce no varejo

Conheça os estudos que mostram como o papel do influenciador cresceu no setor do varejo em 2022.

· Atualizado em 25/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você sabia que 67% dos usuários do Instagram no Brasil seguem algum influenciador digital e que 40% dos brasileiros que compram pela internet tomam suas decisões com base em recomendações feitas por algum influenciador? Mas, os números espantosos não param por aí: conforme dados da Nielsen, o Brasil tem mais de meio milhão de influenciadores que possuem pelo menos dez mil seguidores nas redes sociais. Tem alguma ideia do que isso pode significar para o seu negócio?

O influenciador digital (influencer) é aquela pessoa capaz de influenciar outras por meio dos conteúdos que produz para as redes sociais, como, por exemplo, a recomendação de produtos. Essa é uma das novas profissões que surgiram com força total em tempos de redes sociais, em que é possível ganhar dinheiro influenciando e impactando pessoas. Como pode-se perceber, está fortemente ligada ao marketing digital ao mesmo tempo em que é uma estratégia poderosíssima de vendas e de relacionamento com o cliente.

E, como não poderia ser diferente, em tempos de expansão das conexões, o papel dos influenciadores também vem crescendo: a Influencer Marketing Hub apontou, em um estudo global, que o investimento em influência passou de US$ 13,8 bilhões em 2021 para aproximadamente US$ 16,4 bilhões em 2022.

Um aspecto importante a considerar é que, ao escolher um influencer, a empresa precisa levar em consideração alguns critérios, sobretudo no que se refere ao engajamento do profissional com o público, custos, objetivo da campanha, perfil do influencer em relação à sua marca e ao seu produto. Isso porque nem sempre a fama do influencer será sinônimo de sucesso junto ao público-alvo da sua empresa.

Prova disso é que muitas empresas que já aderiram aos influenciadores digitais apostam no trabalho dos pequenos influencers. É o caso, por exemplo, da Shein, marca que obtém os melhores resultados das campanhas feitas com influencers no Brasil. Veja os números: a marca contratou três mil influenciadores, teve 12,3 mil  menções nas redes sociais (Instagram, TikTok, YouTube, Twitch e Twitter) e um alcance estimado de 42,7 milhões, tudo isso nos seis primeiros meses de 2022 (conforme dados da HypeAuditor, uma ferramenta analítica de marketing de influência que se baseia em algoritmos de inteligência artificial).

Observe a lista da HypeAuditor sobre as empresas que apostaram em campanhas com influenciadores digitais: Shein, Netflix Brasil, Lojas Renner, Zara Oficial, C&A Brasil, O Boticário, Baw Clothing, Nike, Riachuelo, Truss Hair.

Acompanhe a série Estudos & Notícias e aproveite para fazer o curso que o Sebrae preparou para você: Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor. Entenda o que é inteligência comercial, caminhe passo a passo na jornada do consumidor e descubra como e por que as pessoas compram.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?