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Tue May 30 23:37:55 BRT 2023
Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Existe vida além da venda – o pós-venda

Depois de fechada a venda, o trabalho só começou – reforçar o relacionamento com o cliente nas ações de pós-venda é fundamental para a fidelização.

· Atualizado em 30/05/2023
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Pós-venda é o conjunto de ações realizadas por uma empresa após o consumidor finalizar uma compra, incluindo o atendimento prestado, as comunicações enviadas e a oferta de novos produtos e benefícios. Uma boa estratégia de pós-venda tem como objetivo manter e estreitar o relacionamento com os clientes, transformando-os em compradores frequentes e promotores do seu negócio.

Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, já dizia que conquistar um novo cliente pode custar de cinco a sete vezes mais do que manter um atual.

De fato, apesar da atração de novos consumidores ser muito importante para o sucesso de qualquer negócio, uma estratégia de aquisição demanda muitos esforços e investimentos para apresentar sua marca às pessoas e convencê-las a comprar com você.

Clientes atuais, por sua vez, já conhecem a sua empresa e os seus produtos, sendo mais fácil e barato realizar ações de retenção para cultivar um relacionamento duradouro, mantendo o contato e oferecendo soluções para suas necessidades. Ao perceberem que a sua empresa se preocupa com eles e valoriza essa proximidade, os consumidores têm grandes chances de fazer novas compras, tornando-se leais à marca.

Mas, como realizar o pós-vendas de forma eficiente?

Existem várias ferramentas e estratégias de pós-vendas. Mas, cada empresa deve escolher aquelas que estejam mais alinhadas com os produtos e/ou serviços que comercializa, assim como com o perfil dos clientes. Abaixo, apresentamos algumas sugestões:

  • Follow-up

Uma grande parte da retenção de clientes consiste em lembrar a seus antigos clientes que você existe, além dos produtos ou serviços que são oferecidos. A ideia é manter a empresa em contato com o cliente: uma ligação de cortesia para ver se está tudo em ordem, uma pesquisa de satisfação para colher sua opinião, e-mails e newsletters com notícias relevantes e outras formas de contato para que você não seja esquecido. Não é para fazer propaganda de outros produtos, nem de outros serviços que você pode oferecer. Mas, manter contato direto com o seu cliente, de maneira útil e respeitosa.

  • Lançamento de novos produtos e ofertas

No processo de compra inicial, pergunte aos seus clientes sobre o que eles têm interesse. Pode ser sobre outros serviços que a sua empresa oferece ou até mesmo produtos de outras empresas.

Segmente seu público por fatores como preferências, desejos e necessidades. Assim, você poderá ajudá-lo, enviando novas informações e novas ideias sempre que possível.

  • Crie parcerias com outras empresas

E agrade seus clientes com descontos ou ofertas especiais em serviços que sejam de seu interesse. Com esse tipo de estratégia, você sempre poderá oferecer para a sua base de clientes novas oportunidades de adquirir produtos e serviços que estejam relacionados com o seu negócio.

Com um clube de vantagens, por exemplo, as pessoas vão querer continuar comprando de você não apenas por costume, mas porque você é bom, e fazer negócios com você tem diversos benefícios.

  • Envie presentes em momentos especiais

Os vendedores têm o costume de ligar para seus clientes no dia de seus aniversários. Mas, existe uma maneira muito mais eficiente de lembrar do seu cliente: com um presente. O presente não precisa ser algo caro, mas algo que valha a pena para o cliente ver que você se importa com ele. Afinal de contas, receber um presente gratuito e inesperado é sempre memorável, e mostra o quanto você preza pelo relacionamento com seus clientes.

  • Seja ético

Ainda hoje, existem empresas, equipes de vendas e vendedores que faltam com a ética. Então, ser ético, honrar compromissos e servir seriamente seus clientes ainda é um diferencial. Por isso, não aliene seus contatos, não aborreça-os com informações irrelevantes, não faça terrorismo psicológico com eles, muito menos importune-os com coisas que eles não querem.

Preze pela ética! A recompensa e respeito dos clientes são muito valiosos.

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Artigo criado a partir do conteúdo do IG Sebrae PB

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