this is an h1

this is an h2

Mon Nov 21 02:34:54 BRT 2022
Empreendedorismo | DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Expoflora coloca Holambra no mapa de bons negócios turísticos

Feira das flores, a Expoflora, em Holambra, é uma atração excelente para movimentar a economia e o mercado turístico.

· Atualizado em 21/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Um mercado que pode ser descrito como literalmente florido tem no estado de São Paulo seu maior expoente. A região de Holambra, considerada o “jardim do Brasil”, é a maior produtora e, também, consumidora de flores e plantas ornamentais, sendo um importante polo gerador de novos negócios turísticos, especialmente no período em que acontece a Feira Expoflora.

O mercado de flores nunca sai de moda. Mesmo durante a pandemia de covid-19, as pessoas continuaram recebendo arranjos de flores em suas casas. As floriculturas on-line continuaram a todo o vapor, crescendo 10% em 2020, movimentando R$ 9,6 bilhões e mostrando que flores é um segmento importante que oferece boas oportunidades de negócio

O Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) prevê um cenário positivo para o setor de flores em 2022, com expectativas de aumento das vendas na casa dos 12% em relação ao ano de 2021, por conta da retomada das festas, casamentos e eventos em geral. Segundo a entidade, o ano de 2021 apresentou um crescimento de cerca de 15% no setor devido à abertura da economia, considerando os mais diversos segmentos, como flores de corte, plantas verdes em vaso e outras variedades, além de itens de paisagismo.  

Turismo em Holambra

A capital nacional das flores é a maior produtora do país e a maior exportadora do produto para a América Latina. As tulipas são onipresentes na sinalização da cidade localizada perto de Campinas (SP). A colonização holandesa ultrapassa o desenho das famosas flores e domina toda a decoração, enfeites e presentes que os visitantes costumam levar como lembrança. Tamancos de madeira, cortinas rendadas e saias coloridas completam o pacote de imagens que remetem ao país que espalhou a sua história de cultivo, produção e venda das flores. 

Se os jardins floridos são o apelo principal para atrair turistas, o município oferece um pacote completo para acolher e hospedar os visitantes. Os 15 mil habitantes são dedicados a recepcionar bem os cerca de um milhão de viajantes que recebem no ano e movimentam francamente a economia da região. 

Setembro florido é na Expoflora

Durante todo o ano, os hóspedes são recepcionados com entusiasmo, mas é em setembro que a cidade torna-se a atração principal do calendário turístico da região. É quando acontece a Expoflora, festa das flores que recebe mais de 300 mil pessoas ansiosas para consumir o que a cidade tem de melhor. Os eventos sucedem-se para embelezar a cidade e divertir os turistas. Além da exposição em si, há espaço para mostras de paisagismo, espetáculos de danças folclóricas holandesas, visitas ao museu, um minissítio, shows, chuva de pétalas, desfile de carros alegóricos e muitas outras atrações. 

Desnecessário dizer que os restaurantes aproveitam o embalo. Turistas podem contar com pratos típicos da Holanda servidos sobre mesas decoradas de flores nas 16 lanchonetes e sete restaurantes da exposição. Esse é o clima na cidade durante todo o ano e, especialmente, em setembro: uma festa de cores e aromas, que alegram os olhos e passam uma mensagem de alegria e energia positiva por todos os cantos da cidade.

O evento gera sete mil vagas de empregos diretos e indiretos, injetando assim aproximadamente 200 milhões nas cidades localizadas em seu entorno, impulsionando a ocupação de hotéis e o movimento de bares, restaurantes e comércio. Nas demais cidades, localizadas Brasil afora, a feira atua como uma fashion week das flores, espalhando novidades e tendências para floristas e comerciantes. 

Os passeios turísticos incluem visitar os campos dos plantadores de flores, que devem ser realizados por agências de turismo cadastradas, ou seja, uma boa oportunidade para quem está pensando em montar um negócio. Outras opções de turismo são a visita ao Magic Garden Holambra e seus lindos canteiros temáticos e conhecer o museu histórico-cultural de Holambra. 

Como você pode ver, a cidade que vive e respira flores o ano inteiro, é uma bela oportunidade de fazer de sua beleza um negócio excelente!

Saiba mais:

Curso: como ser um empreendedor de sucesso

Curso online ensina inovação e possibilidades de crescimento

FAVORITAR
Botão favoritar
Telegram

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?