this is an h1

this is an h2

Mon Mar 20 16:26:46 BRT 2023
Mercado e Vendas | DEMANDA DE CONSUMO
Feriados de Páscoa e Tiradentes aquecem o turismo em abril de 2023

O pacote de viagens dos feriados de abril vem completo, com desfiles de Carnaval, bloquinhos e Semana Santa.

· Atualizado em 20/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Em abril de 2023, o brasileiro terá um mês agitado e repleto de feriados: a sexta-feira da Paixão, no dia 15; a Páscoa, no domingo dia 17, e o Dia de Tiradentes, no dia 21. Dia 23, ainda, é Dia de São Jorge, feriado exclusivo no estado do Rio de Janeiro. Não pouca gente vai se render ao tradicional trocadilho e “enforcar” a semana de trabalho para compensar o tempo perdido e viajar pelo Brasil.

Este ano, a Páscoa tem opção para todos os gostos, inclusive para quem nem gosta de chocolate. Até mesmo quem não gosta de viajar pode estar planejando uma espécie de turismo dentro da sua cidade, procurando ingressos para assistir a desfiles de Carnaval ou embarcando em excursões por igrejas, arte florais ou acompanhando bloquinhos de Carnaval. Assim, feriados também trazem oportunidades para todos os tipos de turismo.

Destinos em alta

Análise realizada nas buscas dos metabuscadores de viagens aponta que as capitais do Nordeste são as vencedoras no quesito desejo dos turistas brasileiros, seguidas de perto por viagens a Florianópolis e Gramado, no Sul. 

Recife, Fortaleza e Maceió aparecem no topo de pesquisas no Kayak, sendo que a capital de Pernambuco teve um crescimento de 71% na procura de passagens aéreas para a Semana Santa e de 50% para Tiradentes. Já a capital do Ceará, teve um aumento de 62% nas buscas de voos para a Páscoa e de 55% para Tiradentes. Gramado, Florianópolis, Maceió e Natal estão no topo do clube de assinaturas de viagens Coob+.

Recife foi, no ano passado, a terceira cidade mais procurada para voos domésticos, segundo as buscas realizadas no Kayak, em 2021. Entre as opções oferecidas aos viajantes estão as cenas histórica, cultural e gastronômica. Alguns passeios interessantes incluem visitar o bairro histórico Recife Antigo, onde ficam o Marco Zero da cidade com a sua linda rosa dos ventos do artista Cícero Dias; a Igreja Madre de Deus; e a Rua da Moeda, com a escultura de Chico Science. Valem a visita, também, o Centro de Artesanato de Pernambuco; a Sinagoga Kahal Zur Israel, primeiro templo judaico das Américas e hoje um museu com escavações arqueológicas. 

Perto dali, a apenas 15 minutos de viagem, fica Olinda, imperdível arquitetura do Brasil Imperial e um dos Patrimônios da Humanidades escolhidos pela Unesco.

Já Fortaleza oferece suas praias incríveis: a praia de Iracema, Mucuripe e Meireles e a do Futuro, além do Beach Park são programas especiais para quem gosta de sol, sombra e água fresca, elementos que Maceió também tem de sobra, como provam as suas refrescantes e deliciosas piscinas naturais. 

Na Bahia, uma boa opção neste período é a região Sul. De Porto Seguro para baixo não existe uma estação muito chuvosa como no resto do litoral nordestino. Por lá, as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano. A dica é conhecer as praias de Santo André (para quem gosta de sossego e gastronomia); as de Porto Seguro (com all-inclusives e hotelaria econômica); as do Arraial d'Ajuda (com várias pousadas com bom custo x benefício e footing noturno); as praias de Trancoso (com muito charme e gastronomia); a praia do Espelho (praia semi-selvagem); e a de Caraíva (com ruas de areia, praias de rio e mar).

O que não falta na região Nordeste, aliás, é praia maravilhosa com cenários de filme de cinema, como as do Rio Grande do Norte, com o mar azul intenso e a areia branquíssima como no Parque das Dunas, no coração de Natal, local reconhecido pela UNESCO como integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira. Lá perto, os turistas têm à disposição tanto a Praia da Pipa quanto um dos maiores cajueiros do mundo, na cidade de Parnamirim, a 12 km da capital. 

A região Sul também oferece belas praias e pontos de vegetação preservada de Mata Atlântica, como Florianópolis, também conhecida como “Ilha da Magia”. Vale a pena visitar a Ilha do Campeche, a Praia da Joaquina, a Mole e muitas outras.

Ainda mais ao Sul, para quem procura um clima mais ameno, está Gramado. O tradicional passeio pela Rua Florida e pela avenida das Hortênsias, caminhando até Canela, a pitoresca cidade vizinha, que sedia o SkyGlass Canela, plataforma de vidro e mirante, e a linda Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

No Sudeste, Minas Gerais é excelente para um feriado prolongado. São tantas as opções que fica até difícil escolher. Belo Horizonte, a capital mineira, além de oferecer museus e botecos, ainda oferece um turismo do tipo bate-volta para Inhotim e Ouro Preto. Trocadilhos à parte, passar o dia de Tiradentes em Tiradentes não é falta de imaginação: a cidade é um ótimo destino para esta época também.

O litoral paulista deverá ficar cheio neste período. Então a dica é subir a Serra da Mantiqueira e visitar São Francisco Xavier (distrito de São José dos Campos, a 150 km da capital); ou visitar Monte Verde (a 170 km); Santo Antônio do Pinhal (a 175 km), Campos do Jordão (180 km), São Bento do Sapucaí (190 km), Cunha (230 km) e ainda Gonçalves (em Minas Gerais, a 190 km da capital paulista).

No Rio de Janeiro, uma ótima opção aos turistas que buscam mais tranquilidade é subir a serra e visitar cidades como Petrópolis ou Visconde de Mauá. Já para os que não se importam com trânsito pesado e praias mais lotadas, a Região dos Lagos também é ótima para aproveitar os feriados.

Vitória, no Espírito Santo, é outra ótima escolha para este feriadão. As vantagens de Vitória são as passagens mais em conta, hotéis com diárias promocionais e possibilidade de bate-volta para as montanhas capixabas (Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante).

No Centro-Oeste, um feriado de três dias é insuficiente para Bonito (em Mato Grosso do Sul), mas, caso seja possível ficar uns dias a mais, o destino é perfeito e o turista ainda pode aproveitar o calorzinho antes da chegada do inverno. Outras boas opções são a Chapada dos Veadeiros e Caldas Novas, ambas em Goiás.

Destinos curinga

São destinos que valem a pena em qualquer feriadão, mesmo os de 3 dias, e em qualquer época do ano: as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, Foz do Iguaçu e Bento Gonçalves (Vale dos Vinhedos).

Fato é que o Brasil, como diz a música, é um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, repleto de opções turísticas de encher os olhos e de alegrar o coração. Quem trabalha com turismo tem que agradecer por ter uma verdadeira vitrine de pacotes cheios de atrativos a oferecer. 

Saiba tudo sobre como obter sucesso com uma agência de turismo.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?