this is an h1

this is an h2

Tue May 23 01:24:54 BRT 2023
Organização | SUSTENTABILIDADE
Fernando de Noronha e a riqueza do turismo sustentável

Todos ganham com a combinação de preservação ambiental e geração de oportunidades de renda para garantir o turismo ecológico de Fernando de Noronha.

· Atualizado em 23/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

As riquezas da biodiversidade da Ilha de Fernando de Noronha fizeram com que fosse nomeada Patrimônio Natural da Humanidade. A economia da ilha, que é baseada no turismo sustentável, depende, portanto, da manutenção dos atrativos e da natureza preservada.

Única ilha habitada do arquipélago do mesmo nome, localizado no estado de Pernambuco, Noronha tem uma população de apenas 3.500 habitantes e tem acesso livre, diferente das demais 20 ilhas que só podem ser visitadas com licença oficial do Ibama.

Visitar o santuário ecológico, um dos mais importantes do mundo, é uma experiência única para os turistas e é economicamente essencial para os ilhéus: em 2021, os turistas que visitaram Fernando de Noronha contribuíram com R$ 41,5 milhões em taxas para a preservação ambiental do arquipélago, valor que é cobrado por dia de permanência e pago no site oficial Sou Noronha ou no aeroporto, no momento do desembarque. 

No mesmo ano, o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) informou que o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha recebeu 102.498 visitantes, tendo a instituição arrecadado R$ 12,6 milhões em ingressos.

Parte desses recursos é utilizada em estudos de capacidade de carga, que irão avaliar a situação atual de Noronha e analisar a capacidade de produção de água. Na ilha, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está em fase de conclusão da implantação do novo dessalinizador marinho e consequente ampliação da oferta de água. 

Praias deslumbrantes, belezas naturais inigualáveis, trilhas inesquecíveis, passeios imperdíveis, alta gastronomia e hospedagens de alto nível fazem de Fernando de Noronha uma visita inesquecível.

Turismo sustentável

A economia da ilha gira em torno do turismo, sendo a maior parte dos postos de trabalho ligados à hotelaria, agências de passeios e restaurantes. Em 2021, no período pós-pandemia, a ilha atraiu 114 mil turistas, sendo 99,39% brasileiros e apenas 0,61% estrangeiros.

Noronha recebe visitantes o ano todo. Em geral, a ocupação das pousadas está entre 50% e 60%, mas entre os meses de setembro e outubro a procura é ainda maior, chegando a quase 80% da capacidade máxima.

Fernando de Noronha é um caso de sucesso no Brasil, onde a preservação ambiental e o turismo ecológico caminham juntos. A atividade contribui para a preservação da enorme biodiversidade marinha e terrestre da região, ao mesmo tempo que gera empregos e renda para a população.

Noronha é um ótimo modelo para empreendedores nas mais diversas localidades do Brasil!

Saiba mais:

Ideia de negócio: turismo ecológico

Como montar uma empresa de turismo ecológico

Seminário CETUR: Ecoturismo, Turismo de Aventura, Segurança e Sustentabilidade. Palestrante: Vinícius Viegas, Presidente da ABETA.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?