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Mercado e Vendas | MARKETING
Fortalecer sua presença digital é diferencial competitivo

Veja estratégias práticas que o empreendedor pode implementar nas suas redes sociais para manter-se competitivo no mercado.

2 min de leitura · Atualizado em 17/10/2022
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O podcast Negócios no Ar, do Sebrae-RN, conversou com a empresária Joyce Dayane, proprietária da marca Cravo e Rosa, sobre a importância das redes sociais para ajudar os pequenos negócios a manterem sua competitividade no mercado.

Mesmo em períodos de crise, como foi o caso da pandemia de covid-19 e do isolamento social, as empresas precisam chegar ao cliente. E, para isso, é importante utilizar as redes sociais que interessam ao seu cliente e ao seu negócio.

Joyce Dayane tem uma loja de acessórios femininos, e 60% das suas vendas são on-line. Percebendo isso, a empresária tem fortalecido sua presença on-line nas redes sociais e alcançado bons resultados, mesmo depois da pandemia. Ela conta que antes não utilizava com frequência as mídias sociais, mas que foi percebendo que precisava migrar para o ambiente virtual para manter sua marca competitiva. 

Como criadora das peças, Joyce sentiu a necessidade de aparecer, de criar proximidade com o cliente. E suas redes sociais fizeram essa ponte e promoveram a “pessoalidade” da marca, ou seja, mostraram que existem pessoas por trás do negócio. Segundo a empreendedora, ter presença on-line cria um relacionamento e fideliza o cliente porque ela não está só vendendo, mas conversando, interagindo e criando conteúdo. 

Com relação ao conteúdo, uma dica da empresária é sempre planejar o que vai ser publicado nas redes sociais. Um post que faz sucesso é baseado na versatilidade das peças: Joyce escolhe um conjunto de acessórios e mostra em três looks diferentes: casual, trabalho e festa. 

Ela também aproveita as ferramentas digitais para tornar seu conteúdo mais atrativo. Esses recursos permitem a edição de fotos e vídeos, montagem de imagens, criação de posts e banners. 

Além disso, Joyce conta que tem feito campanhas utilizando hastags com o nome da sua marca. Assim, ela posta looks com as hashtags e incentiva seus clientes a fazerem o mesmo. Sempre associando sua marca com momentos felizes. 

Os canais digitais oferecem oportunidades de negócios e de aplicação das estratégias de marketing digital. Com criatividade e planejamento é possível definir ações assertivas de fortalecimento da sua presença on-line. 

Escute a íntegra o podcast Negócios no Ar: Os meios de comunicação e sua influência na divulgação das marcas 

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