this is an h1

this is an h2

Tue Aug 08 11:09:06 BRT 2023
Empreendedorismo | DESAFIO
Gestão de compras: o difícil equilíbrio entre comprar e vender

Veja quais são os erros mais comuns no processo de gestão de compras e evite desperdiçar dinheiro no seu negócio

· Atualizado em 08/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Todo empreendedor conhece a importância de vender, afinal se as vendas acontecerem em quantidade e valor suficientes para produzir as receitas necessárias, a empresa consegue sobreviver e até crescer. Para alguns, empreender é uma forma obcecada de agir para aproveitar as oportunidades e transformar um sonho em realidade.

Colocar um produto/serviço no mercado e conquistar clientes que proporcionem bons resultados financeiros é o sonho de qualquer empreendedor. Natalia Martins empreendedora que construiu no Brasil um grupo de empresas de estética e beleza chamado de Natalia Beauty Group afirma que “esse meio do empreendedorismo está cheio de exemplos de empresas que morreram antes de nascer, porque enquanto eles trabalhavam no seu plano de negócios, um empreendedor mais prático foi lá e fez.”

O que entendemos com essa frase é que planejar é importante, um bom plano de negócios antecipa muitas situações críticas e permite a escolha mais acertada, mas é vital fazer acontecer de forma mais rápida, principalmente no que se diz respeito a criar um produto/serviço que possa agregar valor para os clientes e com isso ser capaz de gerar resultados para a continuidade da existência da empresa.

Então, todo mundo percebe a importância de vender bem, em quantidades e valores que permitam que a empresa pague as suas contas e ainda tenha saldo positivo para bancar os investimentos e proporcionar renda para o empreendedor. A questão mais importante não é somente vender, mas vender bem, que significa vender por um preço justo.

Por sua vez, preço justo é aquele que é suportável para a quantidade de clientes que a empresa precisa conquistar. Colocar no mercado um produto mais caro do que os clientes estão dispostos a pagar por ele é a mesma coisa que vender para poucos clientes, e isso pode levar a empresa a entrar no risco de não conseguir gerar as receitas necessárias para a sua sobrevivência. Mas, significa também ter lucro, e aqui entra o difícil equilíbrio entre vender e gerar resultados positivos. Empreendedores que não compreendem esse equilíbrio ficam perplexos diante da situação de ter a loja cheia de clientes e não conseguir pagar as contas do mês.

É realmente uma situação surreal! A empresa conquistou clientes em grande quantidade, mas o dinheiro que entra desaparece, e as dívidas vão se acumulando. Hoje é muito fácil fazer dívidas, é compra no boleto e no cartão, que vai se tornando uma dívida cada vez mais crescente. Um belo dia, o empreendedor descobre que já não consegue continuar honrando os seus compromissos.

Essas dívidas foram constituídas para adquirir os produtos que vão ser utilizados no seu empreendimento, são os insumos básicos, como componentes do seu processo de produção, embalagens, material de expediente, entre outros. É muito fácil adquirir tudo isso, por isso os empreendedores não dão o mesmo valor para as vendas do que para as compras. Mas, comprar bem é tão importante para a sobrevivência da empresa quanto vender. O difícil equilíbrio entre vender e comprar está na implantação de um processo de gestão de compras bem eficiente.

Por isso, a seguir, listamos os erros mais comuns no processo de compras, os quais você deve evitar na gestão da sua empresa:

  • comprar quantidades maiores do que a sua necessidade;
  • não controlar o estoque para não comprar produtos que não necessita e deixar de comprar aqueles que são necessários;
  • não avaliar fornecedores: é necessário criar um sistema para avaliação de fornecedores quanto a cumprimento dos prazos de entrega, qualidade dos produtos ofertados e política de preços;
  • calcular o custo médio por produto: é importante identificar se o preço de venda de seus produtos está gerando lucro ou prejuízo. 
  • comprar com prazos de pagamento menores que os prazos concedidos aos clientes. É preciso cuidar do fluxo de caixa.

Existem no mercado bons softwares que podem ser adquiridos para automatizar o seu processo de gestão de compras. Também queremos convidar você, empreendedor, a procurar no Sebrae conteúdos e ferramentas para a implantação de um processo de gestão de compras eficiente. Aproveite e faça os cursos EaD que preparamos para você: Como comprar bem e de bons fornecedores e Como definir preço de venda. 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?