this is an h1

this is an h2

Sun Mar 19 00:41:32 BRT 2023
Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Hora de investir em franquias de turismo

Depois de um período de turbulência durante a pandemia, setor de franquias de turismo foi o que mais cresceu e oferece boas oportunidades de negócio em 2023.

· Atualizado em 19/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A pandemia da covid-19 levou muitos brasileiros a buscar destinos nacionais em suas férias ou mesmo a trocar viagens ao exterior por viagens domésticas. Uma das consequências dessa tendência foi o crescimento do setor de franquias de turismo, que foi o que mais cresceu desde 2021. 

Em 2022, o faturamento das operadoras de turismo brasileiras foi de R$ 7,1 bilhões, conforme dados da Braztoa, grupo comercial que representa o setor. O resultado foi 77,3% melhor do que em 2021. 

Por sua vez, a Associação Brasileira de Franquias (ABF) informa que no terceiro trimestre de 2022 as franquias de turismo e hotelaria tiveram um aumento de 53,8% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Mas, o que é uma franquia de turismo? A franquia, em geral, nada mais é do que um modelo de negócios em que uma marca licencia o seu uso para proprietários de negócios de determinado setor, permitindo que o franqueado “replique” a marca em sua loja e receba benefícios da mesma.  

Para tanto, o empreendedor paga uma determinada quantia pelos direitos e benefícios recebidos da marca, que incluem treinamento, suporte logístico e gerencial e acesso a todos os conhecimentos relevantes, além do reconhecimento do nome da marca.  

As franquias de turismo referem-se a empresas que oferecem serviços relacionados a viagens, com hospedagem e transporte. 

Oportunidades de negócios 

Depois de um período de turbulência de vários meses, a partir de 2021, com a vacinação massiva, o setor de franquias de turismo estabilizou-se e está se mostrando uma lucrativa oportunidade de negócios, desde agências de viagens até provedores de intercâmbio e educação.  

Como nenhum segmento de franquia ficou no vermelho, então, pode-se afirmar com segurança que o crescimento foi generalizado, e a expectativa é de que a receita do setor de franquias aumente consideravelmente em 2023. 

Assim, realizar investimentos no setor tende a ser bastante lucrativo, principalmente, se você tiver várias opções de locais de turismo no Brasil e no mundo. 

Adquirir uma franquia de turismo pode ser uma ótima oportunidade de negócio, mas, antes de tomar uma decisão, convém observar alguns fatores importantes. Listamos alguns pontos que devem ser levados em consideração antes de investir em uma franquia de turismo: 

  • Marca franqueadora – verifique se ela tem experiência e competência na área e se tem boa relação com os seus franqueados; 
  • Investimento inicial – avalie se o valor é compatível com o seu orçamento e se haverá retorno financeiro no curto e médio prazo; 
  • Região – certifique-se de que a região escolhida para a franquia tem potencial para atender à demanda por turismo e se é uma área estratégica para o negócio; 
  • Suporte – verificar se a franqueadora oferece treinamentos e suporte constante aos seus franqueados; 
  • Retorno financeiro – avalie o potencial de retorno financeiro da franquia, levando-se em consideração o investimento inicial, os custos operacionais e a concorrência da região; 
  • Concorrência – analise a concorrência na região escolhida, verificando se já existem outras franquias estabelecidas e se há espaço para mais uma no mercado; 
  • Contrato – fique atento a questões como prazo de validade do contrato, obrigações da franquia e da franqueadora, entre outras. 

Além desses pontos, escolher um bom sistema para uma franquia de turismo é fundamental para o sucesso do negócio. Ele garante a eficiência e agilidade nas operações, além de ser uma ferramenta importante para o controle financeiro, o gerenciamento de reservas e a gestão de clientes.  

Sugestões de franqueadoras de turismo 

Abaixo, listamos cinco opções de franqueadoras de turismo e hotelaria para quem quer empreender no segmento  

  • TZ Viagens – facilita a obtenção de vistos, passaportes, carteiras de motorista internacional, moedas estrangeiras, cursos no exterior, intercâmbios culturais, seguro-viagem, passagens aéreas, hotéis, pacotes turísticos, locação de carros e outros produtos do gênero. 
  • Clube Turismo – Além dos produtos de praxe, a empresa oferece diferenciais como o chamado clube dos noivos, pelo qual casais podem criar um site para padrinhos, amigos e familiares custearem a lua de mel.    
  • Trust Intercâmbio Cultural e Turismo – Aposta sobretudo em intercâmbios culturais, educacionais e profissionais, embora também abra espaço para viagens turísticas tradicionais. Com trinta unidades espalhadas pelo país, oferece franquias a preços camaradas (custam menos de R$ 6 mil) e com retorno de no mínimo dois meses.  
  • Ci Intercâmbio – maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país. Fundada em 1988, aderiu ao modelo de franquias em 1992, antes de qualquer outra empresa do ramo.  
  • Encontre Sua Viagem – com mais de 200 unidades, a rede tem parcerias com mais de 1.500 empresas do setor. Para os franqueados, oferece dois modelos de negócio, um com loja física e o outro remoto.   

Abrir uma franquia de turismo pode ser um bom negócio em 2023! 

Saiba mais acessando o texto do Sebrae Como funciona o sistema de franquias. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?