this is an h1

this is an h2

Tue Feb 21 20:19:52 BRT 2023
Inovação | TECNOLOGIA INDUSTRIAL BÁSICA
Impacto do crédito de carbono no lucro de empresas de base tecnológica

Entenda o conceito de crédito de carbono e conheça as possibilidades de investimento nesse mercado promissor.

· Atualizado em 21/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O crédito de carbono é um instrumento de negociação. Trata-se de um formato de moeda que estimula empresas que possuem elevada taxa de emissão de CO2 a minimizarem seus impactos ao meio ambiente. Isso ocorre por meio da compensação em organizações ou nações que já instituíram recursos sustentáveis e emitem menos poluentes no meio ambiente.

A primeira vez que se falou em crédito de carbono foi em 1997, durante o Protocolo de Kyoto. Nos últimos anos, houve um aumento nos níveis de gases estufa, o que tem acelerado o aquecimento global e gerado problemas ambientais, como a alteração na temperatura e a extinção de espécies animais e vegetais. 

Assim, o objetivo do crédito de carbono é contribuir para a redução dos gases poluentes, os principais causadores do efeito estufa. Empresas que conseguem emitir menos gases poluentes recebem o crédito de carbono como uma espécie de pagamento.

Mas, como é calculado o crédito de carbono? Um crédito de carbono equivale a uma tonelada de carbono não emitido à atmosfera. A medição para o cálculo é feita por meio de um comparativo feito antes e depois da estratégia utilizada para a redução. 

Crédito de carbono x empresas

O perfil de consumo dos clientes mudou ao longo dos anos. As pessoas têm acesso ao mesmo produto em diversas empresas e consideram o cuidado com o meio ambiente um requisito para sua compra. Assim, empresas de grande, médio e pequeno portes, dos mais variados segmentos, passaram a adotar uma conduta mais verde. 

A comercialização do crédito de carbono é um exemplo de ação sustentável que pode e deve ser vista como um grande investimento. As empresas que estabelecem uma postura socioambiental positiva geram impactos positivos na sociedade, na preservação ambiental e passam a ter uma boa imagem tanto para investidores e acionistas quanto para os consumidores. Consequência: mais lucro e melhores resultados. 

De acordo com o modelo de negócios de cada empresa de base tecnológica, é possível estabelecer estratégias para ganhar crédito de carbono, como:

  • Eliminar o uso de combustíveis fósseis na geração de calor.
  • Usar ou criar fontes alternativas e renováveis de energia. 
  • Plantação de árvores. 

No Brasil, o dispositivo legal que trata do assunto é o Decreto nº 5.882 de 2006. Essa medida visa a criar um mercado regulado de carbono, viabilizando a exportação de créditos para países e empresas que precisam compensar suas emissões para cumprir compromissos de neutralidade em carbono. 

Segundo o Ministério da Economia, estão previstos elementos inéditos como os créditos de metano, unidades de estoque de carbono, entre outras inovações. A regulamentação desse mercado permitirá às IBTs nacionais exportarem créditos de carbono. Graças à matriz energética extremamente limpa e aos projetos de preservação de matas nativas, as IBTs possuem grandes oportunidades nesse mercado. 

A melhor alternativa é participar de captações de crowdfunding, que é uma modalidade de investimento coletivo. Trata-se de um grupo de pessoas que se unem para desenvolver projetos de interesse comum, como usinas solares, centrais geradoras hidrelétricas ou geração de madeira sustentável. 

As florestas brasileiras já removem carbono e, por isso, o país tem um grande potencial. As empresas de base tecnológica podem oferecer serviços ambientais e, com políticas públicas, o Brasil pode ser um exportador dessa nova commodity.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Centro Sebrae de Sustentabilidade

Créditos de carbono: como neutralizar quando emitido em eventos


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?