this is an h1

this is an h2

Thu Aug 24 15:16:43 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
Indústrias de Cosméticos: Nanotecnologia e Biotecnologia

A demanda dos consumidores por cosméticos veganos e naturais tem levado a indústria de cosmética a utilizar novas tecnologias e processos inovadores.

· Atualizado em 24/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Uma área que vem ganhando destaque cada vez maior na área cosmética é a dos produtos veganos.  A demanda dos consumidores por cosméticos veganos virou uma tendência na indústria de cosméticos. A última pesquisa Ibope realizada em 2018, apontava que cerca de 30 milhões de brasileiros seriam vegetarianos, este número certamente deve ter aumentado.  Com isto, o número de empresas de Cosméticos Naturais saltou no Brasil, segundo a Abihpec- Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Os consumidores com maior consciência ambiental buscam por produtos menos agressivos, o que tem impulsionado o movimento clean beauty.  

O mercado consumidor de Cosméticos tende a rejeitar os produtos sintéticos geralmente encontrados nos produtos cosméticos, e substituí-los com ingredientes naturais, veganos e orgânicos, extraídos de forma sustentável da natureza.   Os cosméticos veganos usam menos produtos químicos, não são testados em animais, geram menos resíduos e têm uma produção mais sustentável.

Um cosmético é considerado vegano quando não possui nenhum ingrediente de origem animal, comuns em cosméticos industrializados. O cosmético sintético ainda é maioria no mercado de beleza. Atualmente já é comum encontrar nos rótulos as palavras cosmético vegano, que apenas quer dizer, que não faz uso de ingredientes e ativos de origem animal, por isto é importante dizer que um cosmético vegano nem sempre é natural. 

Apresentamos abaixo algumas tecnologias que têm sido usadas pela indústria de beleza: 

Nanotecnologia

A nanotecnologia cosmética tem sido muito utilizada na produção de produtos dermocosméticos, para aplicação na pele do rosto e do corpo.

A nanotecnologia é a tecnologia que utiliza de pequenas partículas, as nanopartículas de ingredientes contendo princípios ativos na formulação dos produtos cosméticos. Esta tecnologia, que permite o uso de nanopartículas microscópicas em cosméticos, melhora a ação e eficácia dos ativos usados nas formulações.  As vantagens mais evidentes são melhor penetração dos ativos na pele, maior estabilidade de ativos mais sensíveis, melhor solubilidade dos ativos em meio aquoso fazendo com que o produto seja mais líquido e traga uma melhor percepção ao consumidor. Todos estes benefícios fazem com que a indústria cosmética produza produtos melhores, com maior durabilidade, maior segurança e cosméticos mais limpos. Com a utilização da nanotecnologia, as fábricas serão capazes de manufaturar produtos mais baratos, mais seguros e muito mais rapidamente. A nanotecnologia, certamente é uma inovação na indústria cosmética e que tem estado nos holofotes das indústrias.

Biotecnologia 

A biotecnologia aplicada à produção cosmética constitui uma alternativa também para a produção de produtos veganos.  A biotecnologia aplica os conhecimentos das ciências para a criação de produtos e processos que melhorem a qualidade e eficiência na produção. Segundo a Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, de 1998, a “Biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica”.  A biotecnologia tem sido cada vez mais utilizada na indústria cosmética devido às crescentes demandas por práticas mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis na indústria cosmética. Esta demanda impacta toda a cadeia produtiva da indústria cosmética.  Isto leva as indústrias a optarem por ferramentas e tecnologias para redução do consumo de água, a busca de formulação que priorizam o uso de ativos mais naturais, processos produtivos mais sustentáveis e uso de embalagens biodegradáveis. 

A produção de cosméticos fermentados tem sido alavancada e apresentado resultados positivos, com aumento da qualidade, diminuição de resíduos, maior controle e purificação de impurezas e toxinas e a produção de cosméticos com maior eficácia.
A utilização da Biotecnologia na produção de cosméticos, além da utilização de ativos naturais e redução de uso de substâncias químicas, diminui os custos de produção. Um outro ponto de destaque é que os processos biotecnológicos contribuem para reduzir a emissão de CO2. Quanto maior o investimento da indústria cosmética em inovação biotecnológica para a obtenção de ativos e de processos,

As tecnologias e processos inovadores utilizados na indústria cosmética, trazem valor aos produtos cosméticos e preservam o meio ambiente. Trazendo maior perenidade, sustentabilidade e prosperidade a toda indústria cosmética.

Conheça o Portal do Sebrae Beleza e saiba mais sobre empreendedorismo, mercado, tendências e como ser bem sucedido no seu  negócio.

Fique por dentro dos acontecimentos no setor de beleza, siga a comunidade Sebrae Beleza, no Telegram. Acesse

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?