Saiba tudo sobre o FBA de uma das maiores vendedoras on-line do mundo.

O Amazon FBA (Fulfillment by Amazon) é uma solução logística da Amazon Brasil para desafogar as demandas dos vendedores do marketplace, colocando todo o processo de logística de entrega a cargo da companhia.
Então, se você já vende na Amazon ou quer começar a vender por lá, precisa conhecer melhor o FBA.
Quando falamos sobre Fulfillment by Amazon, é importante entender que existem atualmente dois sistemas na Amazon Brasil relacionados ao FBA: o FBA e o FBA Onsite.
Essa diferenciação de modelo logístico foi criada pela Amazon para oferecer uma experiência mais completa e possibilidades aos vendedores da plataforma (também conhecidos como sellers). Conheça a diferença entre eles:
O Fulfillment by Amazon (FBA)
O fulfillment by Amazon é direcionado a quem vende no marketplace da Amazon e quer terceirizar 100% da logística de entrega dos produtos oferecidos na plataforma. Neste modelo logístico, a Amazon é quem estoca, embala e envia os seus produtos para o cliente.
Funciona assim: você compra seus produtos para revender ou desenvolve seus próprios produtos, se for o caso.
Uma vez que você passa a fazer parte do FBA, você pode enviar esses produtos que estão no seu estoque para o centro de distribuição da Amazon mais próximo.
Nesse centro de distribuição (CD), seus produtos ficarão estocados até que sejam vendidos dentro do marketplace pela sua loja. Assim que a venda for realizada, a própria Amazon vai realizar todo o processo de atendimento, embalagem e envio até a casa do seu cliente.
O FBA Onsite
O segundo modelo logístico oferecido é o FBA Onsite, que é direcionado àqueles vendedores do marketplace que terceirizam apenas parte do processo.
Neste caso, você, como lojista, mantém os produtos no seu próprio estoque e faz o controle do inventário dedicado à Amazon, usando o sistema operacional Onsite.
Quando o pedido é realizado, a Amazon retira o produto no seu endereço, faz a entrega para o consumidor e cuida de todo o pós-venda, realizando atendimentos relacionados a devoluções e demais contatos dos clientes.
A maior diferença aqui é que o programa Onsite é restrito e limitado a alguns parceiros. Para conseguir, é necessário se inscrever e passar por uma avaliação interna antes.
Vantagens do FBA para o vendedor da Amazon
Os vendedores que utilizam o Fulfillment by Amazon recebem um selo Prime que lhes garante maior visibilidade na plataforma, além de aceleração das venda.
Abaixo, algumas das vantagens que o selo Prime traz para o lojista, confira:
1. Amazon Prime e entregas grátis
O selo Prime oferecido aos lojistas que usam o FBA permite que dê frete grátis a todos os clientes que possuem o Amazon Prime. Além disso, as entregas também são mais rápidas, já que são realizadas pela malha logística da Amazon e parceiros, o que atrai a atenção do consumidor.
2. Atendimento ao cliente
Com a o FBA, haverá uma equipe da Amazon pronta para responder a dúvidas relacionadas ao pedido e entrega. Inclusive, o cliente pode entrar em contato por telefone ou e-mail, a qualquer momento do dia, que será respondido.
Além disso, caso o cliente queira trocar ou devolver o produto, pode contar com a ajuda do Centro de Devoluções on-line, facilitando o processo. A equipe de atendimento que recebe o comunicado de devolução encaminha diretamente para o centro e lá é resolvido.
Do ponto de vista empreendedor é ótimo, porque o único custo que você terá que arcar para ter esse serviço é a taxa de processamento de devoluções, mas ela é apenas para algumas categorias de produtos.
3. Melhoria de performance
O selo Prime oferecido aos lojistas que usam o Fulfillment by Amazon ajuda nas métricas de desempenho no marketplace, dando maior visibilidade à loja. Isso acontece porque o selo mostra que todo o processo logístico é de responsabilidade da Amazon – a companhia que cuida de toda a parte de envio e atendimento para você – e, como o FBA é um programa de alto desempenho logístico, entende-se que o desempenho da sua conta também vai melhorar.
Quanto custa o FBA
O Amazon FBA cobra uma tarifa de logística por cada item enviado, além de ter uma taxa de coleta e armazenamento. O cálculo por item enviado é feito com base no peso do produto e dimensão do produto, considerando o que for maior entre cubagem ou peso real.
Este é o cálculo:
Tarifa de logística = O maior entre peso unitário ou peso dimensional + peso da embalagem.
A tarifa de coleta será cobrada por caixa, com base no peso e no endereço de coleta. Aplicável apenas para a forma de envio Coleta FBA – Logística da Amazon (serviço opcional).
Fora as taxas do FBA em si, ainda há a cobrança da comissão por produto que já é padrão da plataforma, mesmo para sellers que não utilizam o programa de logística.
Como usar a logística da Amazon
Confira os quatro passos para você se inscrever para participar do Fulfillment da Amazon e garantir todas essas vantagens:
1. Crie sua conta na Amazon e configure a Logística
Se você ainda não vende no marketplace da Amazon, vá lá no site da Amazon e faça o seu cadastro bem rápido.
Para isso, você precisa:
- Uma conta de e-mail;
- Nome do titular da conta;
- Conta bancária;
- Informações da sua empresa como razão social, endereço da empresa, nome comercial;
- Cartão de crédito (Visa, MasterCard, Diners e Elo).
Depois de se cadastrar, entre na Seller Central, que é o menu onde você acompanha tudo das suas vendas.
2. Inclua os produtos no catálogo
O próximo passo é cadastrar os seus produtos na plataforma para que eles apareçam no inventário da Logística da Amazon. Lembre-se: tire boas fotos do produto, faça uma descrição detalhada, com todas as informações relevantes (cor, preço, tamanho etc.).
3. Deixe os produtos prontos para o estoque na Amazon
Chegou a hora de deixar tudo prontinho para levar os seus produtos para a distribuidora mais próxima da sua região. Assim, você garante que o produto tenha um transporte seguro e protegido até ele chegar no centro de distribuição.
O ideal é que você siga as recomendações de preparação da Amazon e os requisitos de envio e rastreamento. Você encontra todas essas informações no Seller Central.
4. Entregue os produtos nas distribuidoras Amazon
Por último, entregue os seus produtos para a Amazon. O marketplace recomenda que você crie um plano de envio e inclua nos pacotes as etiquetas de identificação da Amazon. Além disso, você precisa enviar o inventário, junto com os produtos, para os centros de distribuição da Amazon.
Desde 2000, a Amazon ajuda empreendedores a aumentar as vendas e alcançar novos clientes no mundo inteiro. Agora, você também pode aproveitar os milhares de clientes ativos dentro do site, os diversos benefícios e as chances de vender muito que a Amazon Brasil oferece para você.
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Fonte: Portal Sebrae
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