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Wed Feb 01 19:15:53 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Jornada do consumidor: aposte na conveniência

Entenda como a jornada do consumidor pode ser melhorada pelo fator conveniência.

· Atualizado em 01/02/2023
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Quer conveniência melhor do que ser atendido onde está? Essa tendência do consumidor que já vinha acontecendo nos últimos anos foi intensificada pela pandemia de covid-19. Com todas as restrições, as pessoas passaram a ocupar outros espaços, buscar alternativas de consumo, e muitas dessas mudanças permaneceram após a volta das atividades.

O mundo da moda também foi impactado por essas mudanças: é muito comum hoje o consumidor buscar experiências que vão muito além da loja física ou da compra on-line: atendimento omnichannel, serviços de delivery (sim! já temos delivery de moda! - o chamado fashion delivery), finalização de serviços e compras com atendentes espalhados pela loja, totens para autoatendimento (eliminando o problema das filas), acesso a informações dos produtos por meio de códigos QR, opção de compre e retire, quiosques de pesquisa de estoque ou para informações sobre o produto, experiências personalizadas de venda são apenas algumas das conveniências que os consumidores têm buscado cada vez mais, e o empreendedor que não se adapta a essa nova realidade pode ficar atrás da concorrência em um piscar de olhos! 

O segredo está em criar experiências memoráveis para o cliente. Quem não faz isso simplesmente acaba ficando à margem do mercado, pois o consumidor vai buscar quem está disposto a oferecer para ele o conforto, a comodidade, o chamado customer experience (CX), que tem como base um bom relacionamento com o cliente pelos laços que são construídos. Não é à toa que diversas pessoas, muitas vezes, preferem pagar mais por um produto para ter uma boa experiência de compra e ser bem atendido. Por isso, é importante questionar-se sobre as necessidades do seu cliente, pensar como ele pensa, exercitar a empatia, colocando-se no lugar dele.

Um levantamento da Forbes com a Arm Treasure Data apontou que 78% dos consumidores são mais propensos a comprarem tendo unicamente como base a sua experiência com a marca. Daí a importância de tornar a jornada do cliente a melhor experiência possível, tendo como ponto-chave a conveniência: o consumidor precisa ser o centro das atenções, portanto, comunique a ele todas as opções disponíveis, invista no espaço físico e também nos espaços virtuais e não se esqueça de ter uma interação de qualidade.

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Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor: entenda o que é inteligência comercial, caminhe passo a passo na jornada do consumidor e descubra como e por que as pessoas compram.


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