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Mercado e Vendas | MARKETING
Marketing sensorial e empreendedorismo: encantando clientes

Saiba como utilizar o marketing sensorial em seu negócio para criar vínculos com o consumidor.

· Atualizado em 10/10/2022
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Você já passou em frente a uma cafeteria e sentiu aquele aroma gostoso de café? Ao adquirir um carro novo, já sentiu o cheiro peculiar de “carro novo”? Já foi a uma clínica médica e ouviu um som relaxante? Ou, ao entrar em uma loja, atraído pelo visual e pela música ambiente, ainda foi agradavelmente surpreendido por um perfume agradável? Pois saiba que essas experiências não acontecem por acaso: a utilização desses apelos sensoriais de forma combinada estimula dimensões comportamentais, afetivas e intelectuais no consumidor. Essa técnica, portanto, além de tornar a sua experiência única e maravilhosa, ainda cria emoções positivas e memórias que favorecem o fortalecimento da marca e a fidelidade do cliente.

Conhecida como marketing sensorial ou marketing de experiência (leia nosso post no Instagram “Marketing sensorial: ofereça uma experiência que estimule os 5 sentidos do seu cliente”, clicando aqui), essa estratégia tem crescido nos últimos anos pela necessidade de proporcionar um atendimento diferenciado aos clientes. O marketing sensorial estimula os cinco sentidos do corpo humano, criando uma conexão emocional mais forte com a marca, já que o cliente a associa a uma sensação aprazível.

Essas sensações podem produzir o chamado encantamento do cliente, porque cria vínculos emocionais com ele, desenvolvendo uma identidade inovadora e única para a marca. Ao explorar os produtos de uma forma que vai além do que o consumidor percebe normalmente, o desejo do consumo é incitado. Assim, a fidelização do cliente acontece na proporção do encantamento que a marca consegue promover.

É claro, porém, que os estímulos devem ocorrer conforme a realidade do seu negócio. A seguir, veja como os cinco sentidos podem ser trabalhados pelo empreendedor com ações simples:

  • Olfato: fragrâncias (inclusive quando se trata de entrega por delivery ou no sistema de compras on-line), incensos, aromatizadores e cheiro característico de uma comida são estratégias que podem fazer o cliente associar a experiência à marca.
  • Paladar: degustação de produtos ou oferecimento de lanchinhos, chás, cafés e mesmo uma água gelada demonstram um cuidado especial com o consumidor. Um brinde comestível (bala ou bombom com mensagem, por exemplo) também pode ser utilizado para vendas on-line ou por delivery.
  • Tato: tocar o produto, experimentar (fragrâncias, maquiagens, roupas e carros, por exemplo) e sentir um tecido também ajuda na decisão de compra.
  • Audição: sons relaxantes ou animados, dependendo do ambiente e do objetivo do seu negócio, podem despertar sensações positivas. Invista em uma playlist em volume adequado para evitar a poluição sonora. Também é possível inserir música em site de vendas. Vale lembrar ainda que um sistema de som ambiente, na loja física, permite que o empreendedor anuncie promoções, ofertas-relâmpago, horários de funcionamento, entre outras possibilidades.
  • Visão: além da identidade visual, essencial principalmente para se destacar frente à concorrência, é possível lançar mão de outras estratégias, como vitrines, cartazes, etiquetas, gôndolas e prateleiras bem montadas, iluminação e sinalização da loja. No ambiente digital, esse sentido é um dos mais explorados, exigindo a construção de sites responsivos, uso de fotos e vídeos de qualidade, utilização de fontes e cores adequadas e posts com conteúdos relevantes. Embalagens diferenciadas e com uma boa identidade visual também são formas de criar conexões com os consumidores.

Agora que você já conhece algumas formas de encantar clientes,  aproveite para planejar propostas sensoriais que agucem seus diferentes sentidos. O Sebrae oferece várias oportunidades de melhorar seu aprendizado acessando os conteúdos disponíveis no Portal Sebrae. Veja algumas sugestões a seguir:

Marketing sensorial no varejo

6 vantagens de usar o marketing sensorial em seu negócio


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