this is an h1

this is an h2

Wed Sep 21 19:17:26 BRT 2022
Finanças | MEIOS DE PAGAMENTO
Meios de pagamento nas agências de turismo receptivo

Saiba quais são os principais meios de receber pelos serviços realizados.

· Atualizado em 21/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Como é feito o pagamento

As agências de turismo receptivo, responsáveis por receber, atender, acompanhar e dar suporte e apoio ao turista, precisam estar sempre preparadas para receber o pagamento pelos serviços prestados das mais diversas maneiras. Para isso, é preciso conhecer todos os meios de pagamento de que os clientes podem usufruir.

De maneira geral, são dois os tipos de consumidores desse serviço: a operadora de turismo em que foi adquirido o pacote de viagem e o cliente final.

Operadora

Quando um turista procura uma agência de viagens e turismo emissivo para comprar um pacote de serviços (passagem aérea, hotel e receptivo), na maioria das vezes, contrata os serviços de uma operadora de pacotes. Essa operadora detém acordos comerciais não só com empresas de aviação e hotelaria, mas também com os serviços de traslado e passeio oferecidos por agências de turismo receptivo.

Na maioria dos casos, a agência de turismo receptivo efetua a cobrança da operadora nacional (empresa brasileira) após a realização dos serviços previamente contratados, enviando uma fatura para pagamento. No caso de agências e operadoras de outros países, esses serviços são pré-pagos, seja via cartão de crédito, seja via depósito em conta (remessa bancária internacional).

Cliente final

Os serviços das agências de turismo receptivo podem ser contratados diretamente pelo cliente final, quando oferecido pela agência em pontos de vendas localizados em hotéis, aeroportos e quiosques, próximos aos atrativos turísticos.

É bom levar em conta que o cliente final, quando está no destino turístico, conta com cartão de crédito e débito, mas também com dinheiro. Então, essas são as formas de pagamento mais comuns e obrigatórias para oferecer.

Meios utilizados

O cartão de crédito é o meio mais utilizado para pagamento pelos serviços das agências de turismo receptivo. E, embora o mercado apresente expansão nos pagamentos por cartões de crédito e débito, quando se trata especificamente desse tipo de negócio, ainda há um percentual grande de clientes que realizam os pagamentos por meio de cheque.

Conheça abaixo as principais características dos meios de pagamento.

Dinheiro

É o único meio de pagamento compulsório, ou seja, deve sempre ser aceito. Os demais são opcionais para a empresa. Não pode ser dispensado como forma de pagamento pelos clientes, mesmo que no caso das agências de turismo receptivo representem um tipo de pagamento pouco comum.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é o meio de pagamento de mais relevância dos clientes estrangeiros. É importante aceitar diversas bandeiras. De acordo com levantamento feito pelos sites da Redecard e da Cielo, as bandeiras que operam na maioria das agências de receptivo do Brasil são: MasterCard, Visa, Diners Club International, American Express, Hipercard e Elo.

É possível saber quais são as principais bandeiras utilizadas pelos visitantes estrangeiros e adaptar-se ao cliente. Um levantamento sobre os cartões mais utilizados por eles na Copa do Mundo, por exemplo, dá uma pista a respeito de com quais bandeiras a agência poderia operar.

É importante lembrar que o cartão de crédito tem a facilidade de parcelamento para os clientes da agência de receptivo. Porém, paga-se taxa de remuneração para as empresas operadoras do cartão, variando de 3% a 6% do montante debitado. No caso de cartões de crédito emitidos por bancos brasileiros, existe a chance de parcelar o valor da compra. Caso esse cartão seja estrangeiro, não existe a possibilidade de parcelamento.

Cartão de débito

Apresenta praticidade e portabilidade. Como o cartão de crédito, também tem custo para a agência, mas os valores de taxa administrativa são mais baixos que os dos cartões de crédito. Atenção: somente cartões brasileiros poderão oferecer a opção de compra com débito automático em conta corrente.

Cheque

Tem risco aumentado para a agência de turismo receptivo, pois o cheque pode não ter fundos. Além de apresentar um processo mais complexo, precisa ser depositado e leva alguns dias para ser compensado. Muitas vezes, o empresário só terá a segurança do pagamento confirmado quando o serviço já tiver sido realizado.

Dessa forma, é possível a contratação de serviços do Serasa para a consulta de cheques e CPFs dos pagantes dessa modalidade. Além disso, esses serviços auxiliam as empresas na aprovação de crédito de um cliente que opte por essa modalidade de pagamento; mesmo assim, não assegura em 100% a compensação do cheque.

Meios digitais

As empresas devem ficar atentas às mudanças de comportamento dos consumidores para não perder a chance de atuar nos novos canais de venda e muito menos perder venda por falta de formas de recebimento dos pagamentos.

Hoje, os serviços de pagamento on-line (PaypalPagseguro) são as formas mais revolucionárias de cobrança do cartão de crédito. Fazendo cadastro em empresas de pagamento on-line, é possível receber, de forma segura e com custo administrativo muito baixo, o pagamento dos clientes, seja com antecedência, seja no ato do serviço.

Saiba mais

Escute o áudio abaixo e saiba como investir em meios eletrônicos de pagamento para atrair clientes que dispensam o talão de cheques e não perdem oportunidades de parcelar as compras.

Conteúdo: Henrique D. Camargo Rolim e Maiana Martins Rolim


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?