this is an h1

this is an h2

Mon Feb 27 22:03:09 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Mercado de biogás segue em alta no segmento de energia em 2023

Perspectiva é de que o Brasil se torne, nos próximos anos, uma potência mundial em produção de biogás em um mercado que só cresce.

· Atualizado em 27/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

As perspectivas são boas para a produção de biogás no Brasil em 2023. Dados da Abiogás apontam que, entre 2019 e 2021, este mercado dobrou sua capacidade de produção nacional, com a instalação de 140 novas plantas, que adicionaram 38 megawatts (MW) na geração de energia elétrica e 120 mil m³/dia de biometano. 

Diante dessa conjuntura, a perspectiva é de que o Brasil se torne uma potência mundial em biogás. Aproximadamente metade da produção nacional, atualmente, vem do segmento sucroenergético (49,2%), seguido pelo de proteína animal (30,2%), pelo de produção agrícola (15,4%) e pela área de saneamento (5,2%).  Ainda conforme a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a maior parte do biogás produzido no Brasil é direcionado para a geração de energia elétrica. 

Com a disponibilidade de matéria-prima, a produção brasileira tem potencial para chegar a 460 milhões de MMBTU (equivalente a um milhão de BTU ou 26,8 metros cúbicos de gás natural) até 2030. Isso equivale a aproximadamente 25% a 30% da demanda doméstica de gás natural. Além de incentivos do governo, esse crescimento é fomentado por investimentos de grandes empresas. 

Saiba o que é RenovaBio 

O RenovaBio é uma política pública que promove o reconhecimento, no Brasil, do uso de recursos renováveis para produzir alternativas limpas e competitivas. Por meio do CBIO (créditos de descarbonização), visa a incentivar a expansão dos combustíveis renováveis na matriz energética e expandir a produção de biocombustíveis no Brasil. 

Tal iniciativa permite que empresários rurais e industriais de pequeno, médio e grande porte, assim como prestadores de serviço, possam aproveitar oportunidades decorrentes de formação de recursos humanos, construção de centros de pesquisa (CPD), desenvolvimento de pesquisa e desenvolvimento em CPD, financiamento da construção de plantas de biogás e biometano e a comercialização livre dos produtos gerados pelo biogás. 

E como funciona na prática? 

De acordo com o conceito de geração distribuída, toda planta de biogás pode ser construída por qualquer agricultor, produtor de animais ou empreendedor que tiver substratos à disposição. Independentemente do tamanho, será possível acessar geração de renda extra, de forma distribuída, sem concentração de renda, àqueles que há muito tempo são reféns dos preços das commodities.  

Toda planta de biogás produz biofertilizante, que é matéria-prima para produção de alimento e recuperação de solos degradados. Este biofertilizante gera aumento de produtividade, fazendo com que a cada safra se produza mais alimento com a mesma quantidade de área. 

Diferença entre biogás e biometano 

A rota tecnológica para a produção de biogás e biometano é conhecida no Brasil, e o mercado interno é vasto. Embora os dois estejam intrinsecamente relacionados, é importante entender que o biogás é um produto da degradação da matéria orgânica na ausência de oxigênio. Sua produção pode ser realizada com diversos materiais, o que explica a diferença de composição.  

O biometano, por sua vez, é um produto da purificação do biogás. O processo de purificação inclui a remoção de água, dióxido de carbono e sulfeto de hidrogênio. O resultado é um gás com maior poder de combustão, comparável ao gás natural quando utilizado como combustível veicular. 

As fontes de energia renováveis são uma tendência mundial diante dos apelos para redução dos gases que provocam o aquecimento global. Se você tem potencial para produzir energia, procure o Sebrae e conheça as possibilidades deste mercado.   

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?