this is an h1

this is an h2

Thu Mar 16 23:37:10 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Minha equipe não vende: o que fazer?

O que fazer quando não se vende o que esperava.

· Atualizado em 16/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Vendas – Planejamento de vendas

A área de vendas é uma das que mais sofre pressão em qualquer empresa. Grande parte dos resultados pretendidos em um negócio são alcançados por intermédio dela.

Ocorre que, muitas vezes, o desejado pela empresa fica muito distante daquilo que a equipe consegue entregar. Nesse artigo, inspirado no @varejomais.sebrae, falamos um pouco mais sobre esse tema tão importante, destacando pontos que devem estar no seu radar! Então, leia com atenção as dicas preciosas sobre planejamento de vendas que separamos para você:

1 – Posicionamento x percepção

Muitas vezes, o posicionamento que a empresa adota no mercado e as estratégias de comunicação para falar com o público-alvo que ela gostaria de atingir não estão bem elaboradas. 

Ocorre que, muitas vezes, o seu posicionamento está incoerente com o seu negócio. Traduzindo isso na prática, seus consumidores não estão te enxergando da maneira como você está se posicionando. E isso, possivelmente, fará com que seu negócio atraia o tipo de público que você não quer e ainda não perceba valor no seu produto.

Então, certifique-se de que todos os elementos do seu negócio transmitem claramente o seu posicionamento. Avalie principalmente a estrutura física da loja, o mix de produto e a sua equipe.

2 – Estratégias comerciais

São as ações que a sua empresa desenvolverá para que as vendas ocorram. Elas devem fazer parte do processo de gestão de vendas, que não deve estar ancorado apenas na força dos vendedores. É preciso que outras ações sejam desenvolvidas para que o cliente possa interagir com a sua marca e decidir por uma possível compra.

3 – Treinamento

A capacitação da equipe também deve ocorrer de forma regular. Lembra daquela frase que diz que afiando o martelo se corta mais lenha? É isso mesmo! Deixe a sua equipe sempre afiada para que o processo de vendas seja feito de forma profissional e o cliente perceba valor na interação com o seu time

4 - Mix de produtos

A correta composição do mix de produtos possibilitará que você tenha itens complementares e com margem diferenciada. Saiba que é fundamental compor o mix de forma estratégica. É preciso ter produtos que atraiam o cliente, outros que agreguem maior valor à venda, além aqueles que podem impulsionar as vendas adicionais.

Cada tipo de produto tem a sua função específica no mix de uma loja. Avalie o equilíbrio e a harmonia entre os itens que compõem o seu mix. Isso, certamente, refletirá diretamente nos resultados de venda

5 - Visual merchandising

A ambientação do ponto de venda, por meio da organização dos produtos e dos elementos físicos que compõem a loja, pode mudar totalmente a atmosfera de compra. Então, capriche no visual da sua loja. Crie cenários interessantes que envolvam o seu cliente para que ele queira permanecer o maior tempo possível na sua loja. Quanto maior o tempo de permanência espontâneo, maiores as chances de venda.

Essas dicas, certamente, possibilitarão alguns ajustes para que os resultados de vendas saiam da forma como você planejou. Boas vendas!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?