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Tue Feb 01 00:09:05 BRT 2022
Empreendedorismo | RESPONSABILIDADE SOCIAL
Moda sustentável: otimize seus negócios e ainda ajude o planeta

Modelo de produção vem ganhando força em função do aumento da preocupação da sociedade com riscos socioambientais

· Atualizado em 01/02/2022
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Pesquisa divulgada em novembro de 2020 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 98% dos brasileiros se dizem preocupados com as questões ambientais. O levantamento aponta ainda que 95% dos entrevistados concordam que são capazes de unir progresso econômico com conservação ambiental. Um dos segmentos que mais cresce neste sentido é o de moda, fazendo com que conceitos sustentáveis sejam aplicados em todo o processo produtivo. Diferentemente da lógica tradicional, com sistemas lineares para a confecção de roupas, calçados e acessórios, no modelo sustentável aplica-se como base um processo cíclico. O método propõe que as sobras não sejam automaticamente descartadas, e, sim, reinseridas em outras linhas produtivas.

O tema moda sustentável virou pauta, inclusive, da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), realizada em Glasgow, na Escócia. Na oportunidade, diversos estudiosos, produtores e ambientalistas discutiram as possibilidades de novos materiais sustentáveis, como o uso de couro de cogumelo, que virou bolsa de uma nova coleção da estilista britânica Stella McCartney. Houve também a presença de marcas brasileiras, como a Malwee, que lançou um laboratório de inovação capaz de incubar produtos sustentáveis de moda, intitulado “Malwee Transforma”. A iniciativa visa, entre outros pontos, reduzir o uso de água e energia com reciclagem e upcycling. Já a Renner apresentou um painel sobre circularidade da moda, mostrando programas sobre logística reversa, reutilização de resíduos e uma gestão ecoeficiente.

Como se pode ver, a mudança de pensamento da sociedade e sua preocupação com a sustentabilidade chamam a atenção das grandes organizações, cada vez mais rígidas em suas políticas ambientais. E com os pequenos negócios não é diferente. É preciso pensar em formas de promover mais vida útil aos materiais, diminuir o descarte de resíduos e promover o desenvolvimento sustentável de um setor considerado um dos mais poluentes do mundo, representando 8% da emissão de gás carbônico em toda a atmosfera.

Impacto – Nos últimos anos, a moda sustentável vem ganhando força e apresentando crescimento em seus números. De acordo com relatório elaborado pela empresa de pesquisa Research and Markets, o crescimento mundial do segmento deve passar de US$ 6,3 bilhões, em 2019, para US$ 8,2 bilhões, em 2023. O estudo também projeta que, entre 2025 e 2030, esse número pode chegar até US$ 15,2 bilhões, mostrando que investir em sustentabilidade é fundamental não apenas para o meio ambiente, como também para o futuro da indústria da moda

Práticas – E você, empreendedor do segmento da moda, como se tornar mais sustentável? Abaixo, algumas dicas simples, mas que podem fazer muita diferença:

  • Utilize menos materiais na confecção, capazes de eliminar itens poluentes;
  • Descarte resíduos com ampla segurança ambiental;
  • Recapture o que sai das fábricas, desde peças até embalagens;
  • Busque a reutilização completa de insumos, promovendo coleta e renovação dos materiais reciclados;
  • Feche parcerias com empresas, cooperativas e pequenos produtores de materiais recicláveis, barateando custos e fomentando a economia.

Produtos e serviços – Agora que você conhece processos que podem tornar seus produtos mais sustentáveis, listamos a seguir serviços que podem agregar ao faturamento do seu negócio:

  • Ofereça aos clientes reparos nas peças em uso, ampliando ainda mais a durabilidade durante o consumo;
  • Pense em produtos como ecobags e ecojoias, feitos de matérias-primas totalmente recicladas ou naturais e sustentáveis;
  • Verifique a possibilidade de trabalhar com roupas alugadas. Ao oferecer esse tipo de serviço, a produção automaticamente é diminuída. A roupa mais sustentável é aquela que já existe e pode ser utilizada;
  • Crie peças atemporais, que podem ser utilizadas em qualquer época do ano, fugindo do conceito de coleções;
  • Use menos embalagens e crie formas de entrega mais sustentáveis;
  • Invista em uma consultoria antes de iniciar o desenvolvimento de um novo produto, para, assim, adotar processos circulares com as melhores práticas.

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