this is an h1

this is an h2

Fri Feb 10 19:26:37 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Movimento da mixologia ganha força na área de beleza

Investir nesse movimento global chamado mixologia, que consiste em atender às demandas individuais de cada tipo de beleza, é uma grande oportunidade de sucesso.

· Atualizado em 10/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A mixologia no segmento da beleza ganha força com a tendência de personalização no mercado de beleza. Mas, você sabe o que é isso? Mixologia é a mistura de diferentes produtos para personalizar os cuidados com a pele ou dos cabelos de acordo com uma necessidade momentânea. Algo que vai além da manipulação de uma fórmula única para ser utilizada por um período específico. Na mixologia, é o cliente quem faz o cocktail de produtos de forma a potencializar as ações de cada um, obtendo um resultado mais completo.

A grande diferença da mixologia está no fato de poder personalizar produtos diariamente. Além das especificidades individuais de cada pele e cabelo, as mudanças de ambiente, humor e estilo de vida interferem no dia a dia. Com isso, por meio de ingredientes que podem ser misturados entre si, é possível utilizar um produto diferente a cada dia, de acordo com as demandas de cada uma dessas mudanças.

Alquimia tecnológica

A fim de criar combinações realmente milagrosas, as empresas que atuam na área investem alto em informação e tecnologia. Isso porque é por meio de questionários que ajudam a entender o cliente e suas necessidades que são montadas as sugestões de produtos e como fazer a mágica acontecer. Além disso, é preciso investir em estudos e pesquisas para garantir a segurança e eficácia dos mix sugeridos. Para saber mais sobre como investir na personalização de produtos de beleza, clique aqui.

No segmento da maquiagem, a mixologia tem ganhado espaço, com a mistura de diferentes tonalidades de batom, sombra, bases e corretivos. Mas, quando falamos de cosméticos para manchas de pele, acne ou caspa, por exemplo, é preciso um pouco mais de cuidado. Isso porque a utilização de produtos sem compreender suas formulações químicas e combinações corretas pode causar problemas, como alergias, erupções cutâneas e vermelhidão. Ter a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é fundamental para comercializar qualquer tipo de cosmético.

Marcas como a Ellementti Dermocosméticos, a Beudose, com o Box.Me, a Principia e a GE Beauty são alguns exemplos de empresas fortes em mixologia que investem em blogs e sites com informações dos próprios produtos ou conhecimentos gerais sobre a pele e seus cuidados.

A inteligência artificial como aliada

Se pela internet é possível responder a questionários e criar um mix perfeito, fora das telas, é possível experimentar e sentir. Essa é a aposta do O Boticário, que permite a mixologia em suas lojas “Lab”. Com base em uma análise de coloração pessoal, é possível avaliar os produtos mais adequados para a maquiagem; com uma anamnese capilar, descobre-se os melhores produtos para o seu tipo de cabelo. A experiência funciona como um tratamento assertivo e eficaz para o problema de cada cliente.

O próximo passo da indústria da beleza são os cosméticos baseados no DNA do cliente. No exterior, essa corrente tem ganhado força com marcas como Nomige, Younom e ALLÉL. O grupo O Boticário chegou a investir nesse tipo de tecnologia em 2012, com a Skingen Inteligência Genética, mas devido ao alto custo, não foi à frente. Esse, aliás, é um dos motivos para a prática ainda não ser comum no Brasil. No exterior, os produtos podem chegar a U$ 500 (cerca de R$ 2,6 mil). Porém, a empresa americana Pure Culture oferece uma opção mais em conta, com os testes de pele feitos em casa. O teste custa U$ 19 (cerca de R$ 99) e, com base no resultado, é possível descobrir o tipo de produto certo para você.

Se durante anos a miscigenação foi deixada de lado pelo segmento da beleza, agora, é ela quem dita o futuro. Investir nessa tendência é investir em um movimento global com grande chance de sucesso. O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de gastos com cosméticos. Então, você, que está interessado em despontar nessa área, está esperando o que para estudar e se especializar? Procure o Sebrae!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?