this is an h1

this is an h2

Thu May 04 17:36:59 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
Nanovetores: nanotecnologia a serviço dos dermocosméticos

Com capacitação, criatividade e apoio institucional do Sebrae, startup catarinense que produz dermocosméticos virou empresa líder em nanotecnologia no Brasil.

· Atualizado em 04/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Com as tendências “clean beauty”, “cosméticos verdes” ou “eco-friendly”, as questões ambientais e sustentabilidade estão mais presentes do que nunca no setor cosmético.

A nanotecnologia se apresenta como excelente aliada no desenvolvimento de dermocosméticos que sejam sustentáveis e com características naturais. Um bom exemplo são os produtos elaborados pela empresa catarinense Nanovetores.

A nanotecnologia, permite a encapsulação de diversos ativos naturais, como óleos essenciais, garantindo a máxima eficácia deles. Além disso, a nanoencapsulação permite o desenvolvimento de cosméticos sustentáveis, livres de solventes orgânicos, de base aquosa e até mesmo fragrâncias livre de microplásticos.

Com a pandemia, os consumidores ficaram mais focados no autocuidado, saúde e bem-estar, procurando consumir produtos que tragam benefícios nessas áreas.

Entre as empresas que adotam a sustentabilidade como premissa principal, está a Nanovetores, de Florianópolis (SC), que tem como propósito “ressignificar produtos com tecnologia sustentável, para gerar inovação e bem-estar”.

A Nanovetores é conhecida pelo desenvolvimento e industrialização de ingredientes ativos nano e microencapsulados para o segmento cosmético e farmacêutico. Com uma trajetória de uma década, a empresa surgiu da união de habilidades do casal Betina e Ricardo Ramos. Betina é cientista, farmacêutica e empreendedora e Ricardo é administrador de empresas.

Conquistando status de multinacional, a Nanovetores já está presente nos cinco continentes e exportando para 46 países. Desde a sua fundação, conquistou diversos prêmios, destacando o diferencial inovador e a versatilidade da sua equipe, que proporcionaram a expansão em diversos segmentos industriais além dos cosméticos.

O principal desafio da Nanovetores, quando iniciou suas atividades em 2008, era transpor a pesquisa acadêmica para um negócio. Betina destaca a participação do Sebrae no desenvolvimento da empresa por meio do programa Catalisa, que tem o diferencial de preparar e fomentar o empreendedorismo altamente qualificado, utilizando mão de obra de mestres e doutores, que contribuem para a geração de tecnologia de ponta que faz a diferença para o Brasil.

Portfólio extenso

A empresa catarinense reúne 85 produtos em seu portfólio, que abrange as linhas capilar, facial e corporal, com ingredientes ativos ou em bulk (produto acabado, vendido a granel). Pautados na “química verde”, todos esses componentes utilizam a água como solvente, o que garante segurança ao meio ambiente e aos consumidores finais.

Entre seus últimos lançamentos está o NV Hyalocollagreen, um antirrugas composto por ácido hialurônico e um colágeno vegano. Os dois componentes são indicados para cuidados com a pele e, geralmente, são usados em procedimentos estéticos para fins de preenchimento facial, como uma alternativa de prevenção e diminuição de rugas, linhas de expressão e flacidez.

Buscando por inovação, a Nanovetores desenvolveu uma nanopartícula, constituída por ácido hialurônico e colágeno vegano obtido por fonte biotecnológica através da fermentação de leveduras, o NV Hyalocollagreen. Estes ativos conferem o caráter biocompatível e biodegradável das nanopartículas.

Outros produtos

Já o Nano Nails é um ingrediente ativo composto por óleos essenciais encapsulados em nanopartículas lipídicas biocompatíveis e biodegradáveis. O blend de ativos naturais fortalece as unhas e cuida das cutículas, garantindo a saúde dessas barreiras protetoras.

O Nano Sensations também é um ótimo exemplo da união entre nanotecnologia e meio-ambiente. Trata-se de um sistema de encapsulação de fragrâncias sustentável. As cápsulas do Nano Sensations são livres de microplásticos, 100% biodegradáveis, e esse sistema permite o desenvolvimento de fragrâncias livre de solventes orgânicos e com base aquosa, respeitando o meio ambiente.

Além disso, o sistema conta com a tecnologia de liberação da fragrância através do gatilho fricção, ou seja, sempre que a pele ou uma superfície têxtil forem friccionadas, o aroma encapsulado será liberado. Ambos os ativos são veganos e cruelty-free, produzidos através da Química Verde ou tecnologia limpa.

 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?