this is an h1

this is an h2

Wed Feb 01 20:12:49 BRT 2023
Inovação | INICIATIVA SUSTENTÁVEL
Novos modelos de negócio na moda: bibliotecas de roupas

Neste artigo da série Novos modelos de negócio, conheça um conceito que se baseia na reutilização de peças de moda.

· Atualizado em 01/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Os novos comportamentos do consumidor, mais consciente e atento às questões de sustentabilidade, têm feito a indústria da moda - uma das mais poluentes do planeta - se reinventar. E, junto com ela, todas as empresas que atuam no segmento da moda também têm buscado novas alternativas que fazem parte dos modelos de negócios chamados circulares, com previsão de abranger 23% do mercado de moda global até 2030.

A previsão é de que os novos modelos - que buscam se adequar a um consumidor que procura um estilo de vida mais saudável e sustentável - devem aproveitar uma oportunidade de US$ 700 bilhões. Esses negócios, por um lado, devem gerar uma receita maior; por outro, devem reduzir a produção de roupas e acessórios.

De olho nessa tendência, o Sebrae traz para você uma série de artigos intitulada Novos modelos de negócio, em que são apresentados três exemplos que tomam como base o conceito de sustentabilidade. São eles: biblioteca de roupas, produção on demand e upcycling. Neste, você vai conhecer um pouco sobre as bibliotecas de roupas.

Com o objetivo de poupar dinheiro e reduzir a produção de lixo, algumas cidades criaram uma espécie de guarda-roupa coletivo ou de bibliotecas de roupas. Na Austrália, por exemplo, já existe uma biblioteca de roupas que revitaliza as peças doadas e trabalha sob a forma de empréstimos. O que não pode ser reutilizado e reciclado, transformando-se em produtos têxteis, como, por exemplo, artigos em patch work. A biblioteca de roupas conta com laboratórios e workshops de corte e costura, por exemplo. A retirada das peças funciona por assinatura mensal, o que permite o acesso total às roupas, com trocas ilimitadas e um guarda-roupa diversificado.

Seguindo essa mesma trilha, também já existem propostas de guarda-roupas compartilhados aqui no Brasil. O primeiro deles é a Roupa Teca, que trabalha com planos de assinatura de roupas, calçados e acessórios. A pessoa fica com as peças por até um mês e, após esse prazo, devolve para o guarda-roupas. A proposta das empreendedoras da Roupa Teca é que “a forma como consumimos se transforma em ferramenta de educação e de transformação social”.

Saiba quais são os benefícios em adotar esse novo modelo de negócio no infográfico a seguir.

Aproveite para pensar em novas estratégias para o seu negócio, realizando os cursos do Sebrae. É só fazer a sua inscrição nos links a seguir. Caso necessite de maiores informações, ligue para o 0800 570 0800.

Saiba mais

Planejamento estratégico para empreendedores

Como gerenciar meu planejamento estratégico


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?