this is an h1

this is an h2

Sat May 06 01:43:39 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Novos negócios: como funciona um rodízio de pizzas?

Planejamento, organização e padronização podem tornar o rodízio de pizzas um interessante e lucrativo negócio.

· Atualizado em 06/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Pagar um valor fixo por um cardápio que inclui diversos sabores e que pode ser saboreado à vontade, até que se sinta satisfeito - ou, em bom português, até aguentar - é o que faz o sucesso de muitos estabelecimentos que trabalham com rodízio de pizza

Informações em sites de gastronomia dão conta de que o rodízio de pizza é uma invenção paulistana, tendo seu início em 1976. Na época, era cobrado um terço do valor de uma pizza para que o cliente saboreasse quantas fatias quisesse. Em pouco tempo, a cidade se rendeu a essa mania e, no auge, o movimento chegou a ser de 15 mil pessoas por dia nas pizzarias que serviam rodízio.

É claro que o grande atrativo é a grande variedade de sabores, poder experimentar um pouco de cada um deles. Isso acaba atraindo quem gosta de comer variedade e quantidade por um preço justo. Hoje, algumas pizzarias oferecem os chamados acompanhamentos, outra forma de atrair os clientes e incrementar o cardápio. Entre um sabor e outro de pizza, é possível saborear massas, frangos, panquecas e outros alimentos.

A ideia do rodízio de pizza deu tão certo, que atualmente existem estabelecimentos que servem rodízio de carnes, comida japonesa, peixes, pratos mexicanos, comida árabe, comida de boteco, massas, entre outros pratos.

É vantajoso?

Planejamento, organização e padronização são a chave do sucesso. Em um rodízio, cada pizza produzida precisa conter ingredientes na medida certa, nem mais, nem menos. Para que isso funcione de maneira adequada e padronizada, é necessário que se elabore a ficha técnica de cada pizza. Na ficha, devem estar listados todos os ingredientes, quantidades, peso, fotos, preparo, entre outros aspectos. Uma dica importante é escolher os sabores que geram menor custo e maior retorno.

São necessários alguns sabores diferentes, normalmente aqueles que vão fazer o diferencial da pizzaria, mas a maioria dos clientes consome mais as pizzas de sabores tradicionais. No Brasil, os mais pedidos são: muçarela, calabresa, atum, portuguesa, frango com catupiry, marguerita, quatro queijos e napolitana.

Quando começa o rodízio, é preciso haver ao menos um garçom servindo as pizzas e não pode ficar sem pizza na mão. A padronização do processo de montagem, produção e organização nas escalas de sabores ajuda a controlar os pedidos que são feitos de tantos em tantos minutos ou os com menor saída em intervalos maiores.

Controlar a produção, conforme o número de mesas e clientes comendo, é uma boa estratégia. A organização no pré-preparo dos ingredientes é muito importante para não atrasar o fluxo do garçom.

Caso perceba que irão faltar ingredientes e pizzas, mantenha os sabores mais consumidos e evite preparar mais ingredientes para a produção, para não ocorrerem desperdícios.

Por último, o segredo de qualquer rodízio é o equilíbrio. Nas primeiras semanas de serviço, é importante analisar alguns fatores que podem ajudar muito na correção dos erros: quais sabores têm mais saída; qual é o número médio de fatias consumido por pessoa; que sabores satisfazem mais rápido; que sabores levam o cliente a pedir mais bebidas. Atente também para a precificação e divulgação de seu negócio.

Essas são dicas básicas para quem quer saber um pouco sobre rodízio de pizza. Existem muitos outros fatores, então, o ideal é elaborar um plano de negócios e investir em cursos e consultorias. Peça ajuda ao Sebrae e aposte nessa ideia. Clique nos links a seguir e saiba mais sobre esse negócio.

Como montar uma pizzaria

Plano de negócio: pizzaria


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?