this is an h1

this is an h2

Fri Apr 07 21:45:06 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
O agronegócio aposta em energia solar

Matrizes renováveis, como a energia solar, reduzem custos, aumentam a competitividade, além de colaborar com o meio ambiente.

· Atualizado em 07/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O agronegócio brasileiro, um dos mais poderosos do mundo, embarcou de vez na onda da geração de energia renovável, que diminui custos e aumenta a competitividade, além de reduzir a emissão de gases poluentes, colaborando com a conservação do meio ambiente. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o agronegócio já responde por 8,7% da geração distribuída do segmento no país.   

Confira algumas características que favorecem a utilização da energia fotovoltaica no agronegócio. 

  • Retorno rápido do investimento – De acordo com especialistas, a implantação de um sistema de placas fotovoltaicas de energia solar pode se pagar em até quatro anos, conforme as dimensões do projeto. 
  • Alta durabilidade – Os sistemas fotovoltaicos exigem uma manutenção mínima e têm vida útil de até 25 anos. 
  • Linhas de financiamento – Por conta da importância da energia solar – assim como das demais matrizes renováveis – para diminuir a emissão de poluentes na atmosfera, o poder público oferece ao produtor rural linhas de financiamento bastante vantajosas. Você vai encontrar mais informações sobre o assunto neste material do Sebrae.
  • Sinergia – Existe uma enorme sinergia entre a agropecuárias e a geração de energia fotovoltaica. A tecnologia solar é muito versátil e pode ser utilizada para o bombeamento e a irrigação de água, refrigeração de carnes e laticínios, regulagem de temperatura na avicultura, iluminação, cerca elétrica, telecomunicações, monitoramento de propriedades rurais, entre muitas outras aplicações. 

Sistemas interligados ou independentes 

O produtor rural pode optar por dois modelos de geração de energia fotovoltaica. 

  • Sistema On-Grid – Essa alternativa prevê a conexão dos sistemas fotovoltaicos com a rede pública de distribuição. Desta forma, o excedente de energia produzido na propriedade rural é repassado à rede e transformado em créditos para consumo. 
  • Sistema Off-Grid – Neste caso, o sistema funciona de forma independente em relação à rede pública de distribuição. Os eventuais excedentes de energia obtidos são armazenados em uma bateria que alimenta o sistema para uso em momentos de produção mais baixa. 

Agronegócio e fazenda solar 

Outra possibilidade interessante é transformar a propriedade rural – ou parte dela – em uma fazenda solar, com o empreendedor tornando-se um produtor de energia solar. Assim, ele ganha a possibilidade de vender energia. 

O produtor de energia solar pode optar por duas modalidades de trabalho: o autoconsumo remoto e a geração compartilhada. No primeiro caso, a fazenda solar alimenta o negócio, e o excedente se transforma em créditos para o produtor. Se o empresário for o titular de mais de um negócio (uma rede de lojas, por exemplo), os créditos para o consumo de energia podem ser divididos. 

Já a geração compartilhada permite mesclar titulares diferentes. O proprietário da fazenda solar e os consumidores precisam comprovar um compromisso de solidariedade. Por exemplo, a constituição de uma cooperativa, composta por, pelo menos, 25 pessoas físicas, sendo admitida uma pessoa jurídica, ou de um consórcio. Neste caso, formado por duas ou mais pessoas jurídicas, não se admitindo pessoas físicas. 

O céu – ou o Sol – é o limite quando se trata de energia solar. Empresas que contam com sistemas fotovoltaicos podem, inclusive, gerar créditos de carbono e negociá-los como empresas ou governos que não conseguem bater metas de redução de emissão de gases poluentes. 

Outras utilidades – A energia solar também pode ser utilizada em sistemas térmicos para aquecimento de reservatórios. Esse modelo demanda um investimento menor do que os sistemas com placas fotovoltaicas e utiliza painéis para coletar a energia térmica da radiação solar e transferi-la para a água. Então, a água é armazenada em um reservatório térmico capaz de manter a temperatura até o momento da utilização.

Saiba mais sobre o tema em Energia solar: saiba qual a diferença entre térmica e fotovoltaica e como propicia a redução nas contas de luz.  

Que tal, então, pensar seriamente em incorporar a energia solar ao seu empreendimento rural? 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?