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Inovação | SUSTENTABILIDADE
O que é Identificação Geográfica e qual sua importância

Saiba como a Indicação Geográfica tem proporcionado maior reconhecimento no mercado nacional e internacional dos vinhos da região Sul do país.

· Atualizado em 22/04/2023
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Quando falamos de vinhos, é inevitável não pensarmos nas produções gaúchas. E não é pra menos. Clima, sol, tecnologia e tradições são alguns diferenciais que fazem com que a região seja reconhecida pela produção da bebida. 

Em 2002, os vinhos e espumantes do Vale do Vinhedos, que integra as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, tornaram-se os primeiros produtos brasileiros com Indicação Geográfica (IG) — modalidade Indicação de Procedência (IP). Em 2012, quase dez anos depois, o INPI anunciou a “Denominação de Origem”, tipo “mais valioso” da IG, assim como os vinhos mais famosos do mundo. 

A indicação ocorre sempre quando um território é reconhecido pela produção de um produto ou prestação de um serviço. Esse vínculo pode ser tanto pelo reconhecimento da fama do produto ou pelas qualidades únicas em função do clima, solo, vegetação, e saber fazer (know-how). 

Além do Vale dos Vinhedos, a produção de vinhos nas cidades de Pinto Bandeira, Altos Montes, Montes Belos, Campanha Gaúcha e Farroupilha têm Indicações de Procedência (IP) reconhecidas. Em Santa Catarina, destaca-se o Vale da Uva Goethe. 

Esse movimento de Identificação Geográfica dos vinhos é reflexo do que ocorreu na Europa há 200 anos, quando os produtores do vinho do porto estavam incomodados com falsificações e buscaram uma forma de proteger o produto e o território.

Os benefícios da Indicação Geográfica (IG)

A IG traz inúmeros benefícios ao produtor e ao destino, como o aumento da produtividade, competitividade, fortalecimento da governança, estímulo à economia local, ampliação do renome dos produtos da região, aumento da mídia espontânea e do fluxo de turistas. 

Porém, antes de qualquer reconhecimento, é importante destacar a atuação dos produtores dessas regiões. “Eles trabalham em conjunto para proteger seus territórios porque sabem que quando estão unidos, os benefícios surgem”, disse a   analista da Unidade de Inovação de Brasília, do Sebrae Nacional, Raquel Minas. 

Para Flávio Pizzatto, sócio-diretor da Pizatto Vinhas e Vinhos, os benefícios da Indicação Geográfica para o negócio são imediatos. 

“Muitas rotinas foram modificadas em decorrência da conquista da Indicação Geográfica. Conseguimos organizar e regular os métodos de produção de uvas e de vinhos e assegurar as melhores práticas agrícolas. Tudo isso ampliou as oportunidades e rentabilidade do negócio e agregou mais valor. Tudo isso graças a um trabalho em conjunto”, reforça Flávio. 

Dicas para solicitar a Indicação Geográfica 

Para fazer um pedido de registro de IG, é preciso cumprir alguns requisitos. Raquel recomenda buscar o Sebrae mais próximo para fazer um diagnóstico.  “Conversamos com os produtores e verificamos se aquela região atende os requisitos. Também procuramos saber se essa decisão está alinhada com a estratégia de visão de futuro dos produtores”, disse. 

O próximo passo é a análise para identificar se a região tem potencial para IG. Caso contrário, a entidade indica outras estratégias que também são importantes para os empresários e para o destino.  

Caso positivo, a região passa para a fase de estruturação.  É o momento em que são recolhidos os documentos dos produtores e elaborado um caderno de especificações técnicas e delimitação da área. “Nesse momento, o Sebrae oferece soluções complementares ao grupo de produtores para o fortalecimento da governança, associativismo, boas práticas, para preparar os produtores para o processo de IG”, reforça a analista do Sebrae. 

Após essa etapa do processo, o dossiê é apresentado e analisado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O período entre a entrega e feedback dura, em média, dois anos. 

Uma vez concedido o IG, o Sebrae inicia a terceira etapa, que é o fortalecimento das Indicações Geográficas. “Intensificamos as ações com participação em feira, rodada de negócios, concursos, premiações, ações de promoção, tudo para fortalecer a IG no mercado”, completou. Veja a entrevista completa aqui 

Gostou? Conheça mais sobre Identificação Geográfica: 

Como registrar a indicação geográfica de um produto ou serviço

Catálogo Indicações Geográficas Brasileiras

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