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Mon May 15 19:55:08 BRT 2023
Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O que é planejamento estratégico?

Conheça os benefícios e saiba como fazer um planejamento estratégico para o seu negócio de varejo.

· Atualizado em 15/05/2023
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Marvin Bower, um teórico de negócios e consultor de gestão norte-americano, no livro The Will to Manage, definiu o planejamento estratégico como um conceito totalmente relacionado ao ajuste da organização ao ambiente, que permite “resolver problemas básicos, contornar limitações, capitalizar vantagens e aproveitar as principais oportunidades.”

Se tomarmos essa definição como base, temos a ideia de planejamento estratégico como uma espécie de guia ou roteiro, ou seja, um documento que norteia as empresas no que diz respeito a dados, metas, ações, visando à melhoria contínua, maior produtividade e custos menores. Isso quer dizer que, com o planejamento estratégico, é possível mapear e controlar os processos, constituindo-se em uma importantíssima ferramenta de gestão.

O planejamento estratégico evidencia a missão, a visão e os valores da empresa, contribuindo com uma visão sistêmica sobre o negócio. São eles que vão embasar os passos seguintes, e o primeiro deles é o diagnóstico da empresa, bem como a compreensão da cultura organizacional. É importante, nessa fase, identificar o ambiente externo e o interno da empresa, fazendo uma análise da situação atual. Uma boa ferramenta para essa primeira fase é a Análise SWOT.

A partir desse estudo de realidade, são definidos os indicadores, as metas e, então, é elaborado o plano de ação que vai guiar o dia a dia da empresa. A ferramenta indicada para a elaboração de metas é o padrão SMART, sigla em inglês, cujo significado é traduzido a seguir:

S (Específica); M (Mensurável); A (Atribuível); R (Realista); T (Temporal).

Mas, atenção! Não adianta planejar e não acompanhar, avaliar. O monitoramento constante, os feedbacks ajudam a manter o controle do planejamento estratégico. Essa etapa é fundamental para que os ajustes necessários sejam feitos e os resultados sejam alcançados.

Por fim, conheça os oito valores, chamados de oito Cs, que formam os pilares do planejamento estratégico:

  1. Conhecimento: todos os envolvidos devem estar a par do plano e conhecer bem a empresa;
  2. Coragem: traduz-se em disposição para correr riscos (calculados);
  3. Confiança: as equipes precisam acreditar no planejamento;
  4. Competência: é preciso ter pessoal qualificado, inclusive, para o controle do plano;
  5. Controle: é necessário definir prazos, acompanhar os indicadores e verificar os resultados periodicamente;
  6. Comunicação: diálogo e comunicação com todos os colaboradores é fundamental em todo o processo do planejamento estratégico;
  7. Colaboração: busque o empenho e o engajamento da equipe;
  8. Comprometimento: responsabilize-se pelos processos e acompanhe a execução do plano.

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