this is an h1

this is an h2

This Content Component encountered an error Wed Jan 11 16:32:00 BRT 2023
Empreendedorismo | ECONOMIA CRIATIVA
O que gastronomia tem a ver com economia criativa?

Conheça o case de Belo Horizonte, um exemplo de cidade que tem a gastronomia como uma grande fomentadora da economia criativa. Saiba mais!

· Atualizado em 11/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

A gastronomia é uma atividade classificada como economia criativa que nada mais é do que o conjunto de atividades ligadas à criatividade, cultura e tecnologia que geram receitas. Fazem parte do campo criativo da gastronomia, além das criações na cozinha, outras atividades correlatas como a produção de alimentos, a agricultura urbana, inclusão social, entre outras, gerando uma série de oportunidades. Belo Horizonte é um exemplo de cidade que tem expressivo desenvolvimento por meio da gastronomia, integrando um conglomerado de espaços e empreendimentos. 

BH, como é carinhosamente chamada, foi fundada em 1897 e, de lá para cá,consolidou sua história de aptidão com a culinária e receptividade. O Mercado Central, que data de 1929, é considerado o principal centro de abastecimento da cidade, cumpre seu papel não somente como lugar onde são comercializados alimentos, mas também como lugar de referência sobre pesquisa de ingredientes, temperos e saberes relacionados à cozinha mineira, onde se acha insumos de todas as regiões do estado. 

Nesse movimento em torno da culinária, a cidade conta ainda com várias escolas de gastronomia, sendo um celeiro de formação de talentos e oportunidades aos criativos. Para se ter ideia da importância desse segmento na economia da cidade, atualmente, o setor de serviços e gastronomia representa 86% do PIB de Belo Horizonte.

Essa tradição da cidade em torno da cozinha, também deu origem ao concurso “Comida di Buteco”, no ano 2000, que depois se disseminou por todo o país, tamanho o sucesso e a popularidade do evento. O Comida di Buteco transformou-se numa vitrine de oportunidades para novos talentos, assim como, faz girar a economia da cidade onde é realizado, potencializando negócios. A cidade ainda tem como vetores para desenvolvimento do setor A Feira da Agricultura Familiar, a Semana Internacional do Café, além de uma carteira de cursos para sommeliers, técnicas de hospedagem, culinária e técnicas de garçons. Há até quem diga que Belo Horizonte é a França do Brasil, por reunir culinária, cachaça, queijos e, inclusive, produção de outros destilados como o gin.

E é por toda essa trajetória que Belo Horizonte conseguiu o selo da Unesco de Cidade Criativa da Gastronomia, um grande marco de valor dentro da economia criativa da sua identidade cultural.  

Selo Cidade Criativa da Unesco

O selo Cidade Criativa da Unesco faz parte do projeto Rede de Cidades Criativas (Unesco Creative Cities Network) e foi criado para que as cidades identifiquem a criatividade como uma estratégia para o desenvolvimento urbano sustentável. A Rede possui sete áreas criativas, sendo elas: artesanato e arte folclórica, design, cinema, gastronomia, literatura, mídia e música. Fazer parte dessa rede significa estar inserido numa plataforma internacional de intercâmbio de experiências ligadas ao desenvolvimento urbano sustentável, estimulando a colaboração entre as cidades para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Atualmente, no mundo, fazem parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco, 246 cidades, sendo que 12 são brasileiras. Um número ainda pouco expressivo diante da diversidade cultural do país e do que essa diversidade representa para geração.

Agora que você já sabe do potencial de desenvolvimento sustentável que a área de gastronomia possibilita, e que empreender nessa área é muito mais que cozinhar, arregace as mangas! Conte com o Sebrae para te ajudar a preparar seu negócio de alimentação para o novo mercado, clique aqui para saber mais.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?