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Tue Dec 13 01:45:43 BRT 2022
Mercado e Vendas | RECEITA DE VENDA
O sabor do tempero caseiro: aprenda o que fazer para vender

Produzir tempero caseiro é muito fácil, mas saiba o que você precisa fazer para legalizar e divulgar o negócio de alimentação.

· Atualizado em 13/12/2022
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Tem como resistir a uma comidinha temperada com tempero caseiro? Ervas aromáticas naturais e condimentos, entre outros ingredientes sem aditivos químicos, e pouco sal compõem o tempero caseiro que tem feito o maior sucesso entre consumidores adeptos de uma alimentação saudável, ganhando mais espaço nas cozinhas. Então, essa pode ser uma boa oportunidade para empreender.

Muitas donas de casa e donos de restaurantes já se renderam aos encantos do tempero caseiro também pelo sabor que ele proporciona, pela praticidade e pela economia, porém, preparar os temperos diariamente pode dar trabalho: descascar alhos, cebolas, extrair sementes de tomates, pimentões, picar temperos, amassar, triturar, higienizar, extrair caroços, enfim, preparar um bom tempero, saudável, fresquinho e saboroso exige um certo trabalho. E muitas pessoas podem estar dispostas a pagar por isso, criando uma oportunidade de empreendimento de baixo investimento e que pode começar na cozinha de sua casa.

Mas, por onde começar? Mesmo com um grande potencial de crescimento, produzir e vender tempero caseiro é um tipo de negócio que necessita de um plano de negócios. Antes disso, porém, algumas perguntas básicas devem ser respondidas: que legislação preciso atender? Já existe alguém que vende temperos nas imediações que pretendo atender? Ou seja: é preciso fazer uma boa pesquisa de mercado e definir o perfil do consumidor.

Aproveite para planejar também as receitas e definir o tipo de tempero que você vai produzir. Basicamente, os temperos caseiros podem ser secos, líquidos ou em pasta. Ter fornecedores de confiança, que garantam produtos frescos para produzir os temperos, é essencial, assim como é possível ter uma pequena horta (em pouco espaço) com salsa, cebolinha, alecrim, manjericão, sálvia, orégano e outras ervas e temperos em casa mesmo, já que eles são a base de muitos dos temperos caseiros. Alho, alho-poró, cebola, cebola roxa, páprica, pimentões (de várias cores), pimentas (de vários tipos), óleos, azeites, azeitonas, cominho, noz-moscada, louro, entre outros, também podem compor as receitas que você vai criar, oferecendo aos clientes diferentes sabores. Tenha, porém, cuidado com o prazo de validade dos preparos e dos mix de temperos, observando embalagem, conservação e acondicionamento dos produtos. 

Quem pretende iniciar nesse negócio precisa também dispor de equipamentos e acessórios básicos de cozinha, como: liquidificador; processador de alimentos; utensílios (conchas, escumadeiras, espátulas, colheres, garfos, facas para picar e descascar, descascador); pequenos recipientes para preparo; moinho; mesa de trabalho; fogão; geladeira para manter os temperos.

É preciso pensar, ainda, nas embalagens adequadas para armazenar os temperos, que podem ser: potes de plástico, saquinhos de plástico grosso com bom sistema de vedação, saquinhos de tecido (para temperos secos) bem vedados (pode ser com barbante), potes de vidro (com tampas de plástico, rolhas ou outros materiais). Pense também na identidade visual, criando uma logomarca e fazendo a rotulagem. Lembre-se de que, nesse tipo de negócio, algumas informações são obrigatórias, como a data de fabricação e de validade, que varia conforme os ingredientes utilizados e o tipo de tempero produzido. De um modo geral, os temperos caseiros duram uma semana na geladeira e cerca de três meses quando congelados.

A precificação deve levar em consideração os gastos: anote todo o valor gasto em cada ingrediente, nas embalagens, nos rótulos e até mesmo com as divulgações pagas. Faça a soma de tudo e multiplique por três. Pegue o resultado e divida pela quantidade de itens produzidos, então, você terá o preço do seu produto. Exemplo: um custo total de R$ 500,00, multiplicado por 3 = R$ 1.500,00. Vamos supor que tenha rendido 75 unidades. Divide R$ 1.500,00 por 75 = R$ 20,00 é o preço pelo qual você vai vender cada item produzido, cujo custo foi de R$ 6,66. O seu lucro será de R$ 13,34.

É preciso, ainda, planejar a venda, fazendo uso adequado das redes sociais para divulgar o produto, quem sabe promovendo experimentações, vendendo inicialmente para os conhecidos, familiares e amigos, colocando uma placa em frente à sua casa, divulgando pelo WhatsApp e, se for o caso, criando um canal de vendas on-line.

É muito importante, também, a legalização do negócio, que, no caso de MEI (microempreendedor individual), pode ser feito no Portal do Empreendedor, podendo ser enquadrado no CNAE: 1095-3/00 – Fabricação de especiarias, molhos, temperos e condimentos.

Como você vai trabalhar com um produto alimentício, vai precisar ter também a licença da vigilância sanitária. As informações sobre isso podem ser obtidas junto à prefeitura de sua cidade. É possível contar, ainda, com a assistência dos serviços de um contador, mas o Sebrae, que sempre orienta os empreendedores iniciantes, pode auxiliar em diversas questões por meio dos serviços de consultoria, além de diversos cursos sobre negócios. Informe-se pelo número 0800 570 0800.


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