this is an h1

this is an h2

Sun Apr 23 19:37:39 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Omnichannel como estratégia de vendas no varejo

O omnichannel é uma poderosa estratégia no varejo que permite oferecer uma experiência de compra integrada e personalizada em todos os canais de venda.

· Atualizado em 23/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Para te fornecer mais informações sobre o omnichannel como estratégia de venda no varejo, selecionamos as dicas do especialista Alexandre Lacava.

A maior parte dos consumidores se preocupam mais com a experiência do que com o preço do produto ou serviço. É um dado impressionante, não é? Hoje, vamos saber o que é o omnichannel e como funciona essa estratégia de vendas.

Afinal, o que é o omnichannel? É uma estratégia usada pelas empresas para melhorar a experiência do cliente por meio da disponibilização de diversos canais de marketing e vendas integrados.

É mais do que apenas disponibilizar vários pontos de contato com o cliente através de diferentes canais, é sobre criar uma experiência única nos clientes por meio da integração desses diferentes canais.

Todos estes canais - ou a maior parte deles - se comunicando entre si, não importa se os fregueses estejam comprando na plataforma on-line usando o desktop, smartphones, ou telefone no ambiente off-line e até através de qualquer outro canal utilizado pela empresa.

O ponto mais importante é a profundidade da integração entre esses múltiplos canais. Isso faz a sua marca criar familiaridade com o consumidor, pois você irá permanecer no foco de atenção constante com uma ótima oferta em canais nos quais ele, o consumidor, já confia.

Portanto, não se trata apenas de alcançar o maior número possível de pessoas por meio de canais individuais, mas sim de entender quais canais o seu perfil ideal de cliente está prestando mais atenção e seria sua marca nas intersecções entre esses diferentes canais.

Sendo assim, o omnichannel é a evolução e fusão das estratégias de marketing e vendas criadas até hoje. Se dois canais podem se cruzar e proporcionar uma experiência de compra melhor para o cliente, imagina a combinação de diversos canais o que seria capaz de fazer.

Tudo fica mais claro quando a gente usa exemplos. Por isso, citamos o caso da Disney.

É sensacional a experiência do cliente Disney. Ela se inicia no site, que já é maravilhoso, né? Lá, é possível conseguir informações sobre todos os seus parques e destinos, hospedagem, novidades, ofertas, planejamento de viagem e muito mais.

Vale ressaltar que todas as opções do site funcionam também no celular, tanto no computador, o que já chama atenção. Após reservar uma viagem, o cliente pode acessar a ferramenta "My Disney Experience" para planejar tudo, desde onde vai jantar até onde conseguir ticket para não perder tempo nas filas já dentro do parque. 

É possível usar o aplicativo da Disney no celular para localizar as atrações que você procura e descobrir quanto tempo gastará em cada uma delas. Como se não bastasse, a empresa lançou em 2014 um programa chamado Magic Band, que é uma pulseira digital com várias funcionalidades, como optar pela chave do quarto (caso você esteja hospedado em um dos hotéis do complexo), ingressos dos parques, fast pass (conhecido como fura-fila), compras de refeições, entre outros.

É possível vincular um cartão de crédito à pulseira e também tem um "Memory Maker", que é um pacote de fotos tiradas pelos fotógrafos do parque que você consegue acessar pelo site ou aplicativo. Interessante, não é? 

Mas, por que implementar uma estratégia omnichannel no seu negócio e na tua empresa, junto ao seu produto? No relatório sobre varejo, a PWC descobriu que o número de empresas que investem na experiência aumentou de vinte por cento nas pesquisas realizadas em 2012 para mais de oitenta por cento nas pesquisas realizadas recentemente, em 2020.

Já olhando para o relatório de experiência Impacto lançado pela Merkel, recentemente, em 2019, os consumidores de hoje se preocupam mais com a experiência do que com o preço do produto ou serviço.

Além disso, 52% dos entrevistados também relataram que pararam de comprar em um site de marca devido a uma experiência ruim no ambiente on-line. 

Podemos complementar com alguns pontos importantes sobre esse tema. Conheça três vantagens que uma estratégia omnichannel oferece para o seu varejo. A primeira delas, é melhorar a experiência do cliente, para fidelizar o público.

Hoje em dia, os fregueses tendem a usar uma variedade de dispositivos para avaliar preços, comprar um item ou então avaliar um serviço. Assim como eles também buscam mais facilidade para rastrear o seu pedido, receber e até mesmo devolver, se for o caso.

É comum até mesmo iniciar o processo de devolução em um dispositivo e terminar mais tarde em outro, ou em qualquer outra etapa da conta. É nesses casos que a omnicanalidade gera comprovação de uma das suas principais vantagens: entregar a experiência que qualquer perfil de cliente precisa ter, com sua identidade constante e o principal: gerar resultado. 

Segunda questão, o crescimento da consciência da marca e das vendas fora da loja física. O conceito de utilizar simultaneamente uma conexão entre vários canais sustenta o crescimento contínuo no reconhecimento da marca.

Afinal, essa é uma maneira mais direcionada para aumentar a visibilidade da marca, combinando os canais que são acessados e utilizados pelo seu público.

Quando pensamos em ações de inbound marketing, por exemplo, é natural combinar o SEO, o e-mail marketing e a mídia paga para alcançar o mesmo objetivo. Nesse caso, a omnicanalidade segue a mesma lógica. 

Terceiro ponto: facilitar a vida do consumidor através da coleta de dados. Com a pandemia em 2020, os negócios de vários segmentos passaram a oferecer opções diferentes de pedido e atendimento.

O que aconteceu? Começaram as entregas a domicílio e retiradas em loja - quando os compradores compram on-line e retiram as compras na loja. E isso é só um exemplo de que quanto mais canais uma marca utiliza para chegar ao mercado, mais acesso ela tem aos dados do consumidor.

Contudo, quais são os benefícios? A unificação desses dados fornece aos profissionais de marketing e vendas uma maior percepção do perfil demográfico e comportamental dos seus clientes.

Com essas informações, eles conseguem atender melhor. Assim, essas informações podem incluir desde o histórico de compras até informações de cookies e atividades realizadas nas redes sociais. Na prática, elas possibilitam vários usos, como personalização, análise de tendências e automação. 

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Essas são as informações mais relevantes sobre o omnichannel como estratégia de vendas no varejo. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?