this is an h1

this is an h2

Sat Apr 22 03:41:13 BRT 2023
Mercado e Vendas | AGRONEGÓCIO
Os efeitos das culturas permanentes na Paraíba

Entenda como as lavouras permanentes podem impactar o sistema agrícola de forma econômica e ambiental.

· Atualizado em 22/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Em 2020, 16 tipos de cultura foram produzidas na Paraíba, o que movimentou a economia em até R$ 270 milhões de reais, com a produção de 248.784 toneladas de produtos. Além de colaborar com a produção, as culturas permanentes são uma importante fonte de renda e geração de emprego.

Mas, antes de falarmos sobre todas as vantagens dessa cultura para o estado da Paraíba, você sabe o que são culturas/lavouras permanentes?

Culturas permanentes

As lavouras ou culturas permanentes são áreas de preparação ou de plantio específicas para plantações que terão longa duração. Ou seja, essas lavouras dispensam o plantio anual ou sazonal das lavouras temporárias. A lavoura permanente possui um longo ciclo vegetativo.

Produtos das lavouras permanentes na Paraíba

Os principais produtos das lavouras permanentes da Paraíba, por ordem de maior produção, são:

  1. Banana (cacho);
  2. Coco-da-baía;
  3. Mamão;
  4. Tangerina;
  5. Maracujá;
  6.  Manga;
  7. Sisal ou agave (fibra);
  8. Laranja;
  9. Uva;
  10. Goiaba;
  11. Limão
  12. Castanha-de-caju;
  13. Abacate;
  14. Urucum (semente);
  15. Pimenta-do-reino;
  16. Café Arábica;

Por que vale a pena investir em culturas permanentes?

Como o ciclo vegetativo de uma cultura permanente é maior, geralmente superior a um ano, isso significa que as plantas continuam fixas no solo e geram rendimento de novos frutos, sem o trabalho de plantar novamente. Além da própria vantagem de trabalho para o produtor, que irá focar na manutenção da lavoura, esse tipo de plantio traz impactos econômicos e ambientais.

A instabilidade climática (como a ausência de chuvas, por exemplo) não afetam tanto as plantações permanentes como as temporárias – que necessitam de condições favoráveis para germinarem em tempo. Com as lavouras permanentes, o solo é conservado, visto que não há necessidade da implementação de novas culturas com regularidade.

A conservação do solo, por sua vez, diminui a emissão de gases poluentes (com a redução do uso de fertilizantes) e otimiza a utilização de nitrogênio e nutrientes para o solo. Essa eficiência bioenergética é muito positiva, e esse tipo de cultura viabiliza que pequenos e médios produtores do estado da Paraíba possuam um meio de sustento conciso e rentável.

Quer aprender mais sobre esse tema? Para te orientar no momento da produção, o Sebrae desenvolveu um Boletim Técnico Culturas Permanentes na Paraíba, acesse as informações para uma tomada de decisões mais assertivas no plantio.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?