this is an h1

this is an h2

Wed Dec 14 21:44:46 BRT 2022
Empreendedorismo | SERVIÇO
Panetones diferentes surpreendem no Natal

A inovação e a criatividade chegam a um dos mais tradicionais produtos de fim de ano com diferentes sabores e decorações de panetones para o Natal.

· Atualizado em 14/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Uma das delícias mais tradicionais do Natal é, sem dúvida, o panetone, um pão doce recheado de frutas cristalizadas e uvas passas. Mesmo tendo resistido por muito tempo, ele também vem ganhando novas versões, criativas e inovadoras, mas continua sendo uma excelente alternativa para renda extra no fim de ano.

As origens desse doce remontam a Milão, na Itália, porém, existem muitas lendas para explicar o nascimento do famoso pão doce: a mais famosa é uma história de amor, narrativa em que a iguaria teria sido criada por um jovem padeiro conhecido como Toni. Segundo a história, ao apaixonar-se por uma linda moça, ele decidiu criar uma nova receita, a fim de impressionar a família da amada. Assim, inventou um pão recheado com frutas cristalizadas que recebeu o nome de “pan di Toni”. E o panetone é mesmo uma delícia apaixonante! Tanto que houve quem investisse na novidade, considerando que ela era promissora…

Aqui no Brasil, ele chegou depois da Segunda Guerra Mundial, trazido pelos italianos, que vieram em peso para cá. Quem apostou no pão doce com frutas cristalizadas e começou a vendê-lo em 1948 para os brasileiros foi o imigrante italiano Carlo Bauducco. Para se ter uma ideia do sucesso que esse pão faz nas mesas no Natal, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), o panetone é o alimento mais tradicional do Natal brasileiro, representando 52,4% do consumo per capita do país.

Inovações

Uma das características do panetone tradicional é a fermentação natural, mas, desde que nasceu, a receita vem sendo aprimorada, reinventada, com inovação e criatividade. As mudanças foram tantas que, na Itália, desde 2005, uma legislação torna específicos quais são os ingredientes que devem ser usados para produzir um panetone considerado como verdadeiro: farinha, sal, açúcar, ovos, nata, frutas cristalizadas (no mínimo 20% da massa total), aromas naturais e, detalhe, fermentação natural.

Embora o original seja o de frutas cristalizadas, hoje, existem muitas variações da receita: gotas de chocolate em vez das frutas cristalizadas é uma das formas mais comuns, que criou a versão chamada de chocotone. Mas, já é possível encontrar versões em sabores inovadores como trufados, Kinder, Oreo, Lacta, Red Velvet, vegano (sensação do momento), entre muitas outras.

A inovação e criatividade são fundamentais para quem deseja empreender com a venda de panetones, então, além de escolher ingredientes de boa qualidade, invista em novos sabores e em uma boa apresentação do produto, para diferenciar-se no mercado e aumentar as suas vendas. Veja algumas dicas:

  • inove no formato e nas cores (panetone de pote, no palito, minis, quadrados, colombas);
  • invista nas embalagens;
  • faça um bom curso on-line (a fermentação é a alma do panetone);
  • realize testes antes;
  • faça boas fotos e poste nas redes sociais;
  • ofereça aos seus clientes várias opções de pagamento;
  • crie opções de combos para oferecer a empresas e também como ideia de presente.

E a dica bônus: procure o Sebrae e peça uma consultoria em boas-práticas de alimentação. 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?