this is an h1

this is an h2

Tue May 23 01:10:35 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Paraíba: um estado arretado com muitas oportunidades para o turismo

O berço do cangaço tem potencial turístico, que vai além das lindas praias da capital João Pessoa, com suas referências culturais e seu artesanato tradicional.

· Atualizado em 23/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Um pequeno estado localizado no Nordeste do Brasil esbanja charme e alegria com sua cultura, seu povo e suas belezas naturais. Berço do cangaço, movimento que transformou o Brasil e traduz nossa essência por meio de imagens e adereços, a Paraíba tem um potencial turístico que vai além das lindas praias da capital João Pessoa, com suas referências culturais e seu artesanato tradicional que encantam o mundo todo. Por tudo isso, atrai a atenção de produtores de filmes e seriados, tendo no município de Cabeceiras a nossa “Roliúde nordestina”.

Paraíba é um estado que respira história. Sua bandeira é vermelha e preta, tendo no vermelho a representação da cor da Aliança Liberal - união de opositores à candidatura de Júlio Prestes à presidência da República criada em 1929. E no preto, o luto em homenagem ao ex-governador do estado, João Pessoa, morto em 1930 e que hoje dá nome à capital.

João Pessoa, a capital do estado, é conhecida como a terra onde o sol nasce primeiro no Brasil. Por ser o ponto mais oriental das Américas, já recebe os primeiros raios solares por volta das 5h da manhã, com garantia de muita luz e calor ao longo de todo o dia. 

Um estado “arretado”, que exalta a cultura e a tradição

Paraíba é um estado “arretado” e tal adjetivo é repetido com orgulho pelo povo paraibano. Não poderia ser diferente, pois, do litoral ao sertão, tudo que se vê nesta região é belo, grandioso e vistoso.

Arretados também são os grandes nomes da cultura paraibana. Na literatura, temos autores como Augusto dos Anjos e Ariano Suassuna, este último um dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta, professor, advogado e palestrante, autor da célebre obra “Auto da Compadecida”, que foi adaptada para o cinema e televisão. 

Ariano foi, também, idealizador do “Movimento Armorial”, surgido na década de 1970, que propunha a criação de arte erudita a partir de representações da cultura popular do Nordeste, incluindo música, dança, artes plásticas, literatura, teatro e cinema. Uma de suas mais importantes falas expõe: “Sou a favor da internacionalização da cultura, mas não acabando as peculiaridades locais e nacionais.” 

Na música, a Paraíba exalta, entre muitos exemplos, as vozes de Zé Ramalho, Herbert Viana, Chico César, Elba Ramalho, Geraldo Vandré, Jackson do Pandeiro e Sivuca.

“Paraíba masculina, mulher macho sim senhor”

O refrão da mais conhecida música da Paraíba é uma homenagem a um estado tão pequenino, feminino, mas que participou de um movimento que transformou a nação inteira, o cangaço. E todo o simbolismo do cangaço é reproduzido em camisetas, objetos e outros produtos turísticos que ganham o mundo. 

Um dos mais fortes símbolos do estado é o chapéu de cangaceiro, cujo formato peculiar é ideal para a vida na caatinga, por onde Lampião e seu bando cavalgavam e se escondiam em meio à vegetação de arbustos, espinhos e galhos pontiagudos. A roupa de couro protegia contra os tais espinhos e o chapéu de aba, além de ser de couro e rígido, ajudava a livrar dos galhos e favorecia uma visão mais ampla do todo.

Esse ícone que representa a Paraíba traz muitas oportunidades para as pequenas empresas e microempreendedores individuais locais, que produzem objetos em couro como bolsas, sandálias, chapéus, carteiras entre outros itens transformados em objetos de desejo para os turistas que visitam e querem levar um pouco da cultura e tradição da Paraíba para suas casas. 

Outro artigo precioso do estado é o algodão colorido, encontrado em três colorações naturais – marrom, vermelho e verde –, que além de estar disponível em peças de artesanato, conquista cada vez mais o mercado internacional de moda.

Cabaceiras, a “Roliúde nordestina”

Um pequeno município de pouco mais de cinco mil habitantes, localizado no chamado Cariri paraibano, a 189 quilômetros de João Pessoa, atrai cada vez mais a atenção de produtores do setor audiovisual. Por ter se transformado no cenário para inúmeros filmes e séries, Cabaceiras é conhecida como a “Roliúde nordestina''. 

“Sob o céu nordestino” foi o primeiro filme gravado no local, em 1929. Já no século XXI, a pequena cidade foi palco para sucessos como “Cinemas, aspirinas e urubus” (2005), “Canta Maria” (2006) e “Onde nascem os fortes” (2018), além do mais conhecido de todos, “O Auto da Compadecida”, de 2000, dirigido por Guel Arraes. 

Turismo gastronômico na Paraíba

Outro atrativo do estado é a sua gastronomia que tem cada vez mais impactado o turismo paraibano. Isso ocorre pelo investimento em qualidade de produtos, variedade, além da valorização da culinária local, com pratos que ressaltam a diversidade paraibana.

Algumas iniciativas relacionadas com o turismo gastronômico na Paraíba encontram-se na região do município do Areia como o Festival Gastronômico Sabores da Terra, Congresso Brasileiro de Ecogastronomia e Cachaça “Engenhos de Areia”.

Saiba mais sobre o que é o turismo gastronômico e conheça o panorama brasileiro e algumas iniciativas na Paraíba aqui.

Paraíba é arretada! Agora que você já conhece um pouco da história e da cultura desse estado tão interessante, crie roteiros especiais e ofereça uma nova visão sobre este estado aos seus clientes.

Para saber mais:

Transformar a criatividade em oportunidade é um dos pilares da economia criativa! Se você quer saber mais sobre o tema, conheça nosso curso on-line. E para ampliar seus conhecimentos, que tal entender melhor sobre as ações para  liderar e promover a criatividade e a inovação?

Pelo whatsApp, você ainda pode realizar os seguintes cursos:

Iniciando um pequeno grande negócio: “Conheça princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo que auxiliam na preparação para a abertura de negócios.” 

Empreendedor de sucesso: “Elaborar metas claras e plano de ação e refletir sobre suas atividades empreendedoras e autodesenvolvimento.”

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?