this is an h1

this is an h2

Tue Feb 21 19:39:07 BRT 2023
Mercado e Vendas | CONSUMO
Paraty, cidade onde a inspiração criativa vai da natureza para a mesa

Cidade criativa da Unesco, Paraty promove sua gastronomia com produtos locais e inspira empreendedores com novas oportunidades de negócios.

· Atualizado em 21/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O Brasil tem 12 municípios integrando a Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Paraty, no Rio de Janeiro, é uma das representantes na gastronomia. Ela conquistou tal chancela global em 2017 com a inspiração de empreendedores criativos e o uso de produtos locais tanto em receitas antigas quanto nas revisitadas e, claro, nas novidades desenvolvidas por chefs e experts. 

Criada em 2004, a Rede tem como objetivo fortalecer a cooperação entre as cidades que reconhecem a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável no âmbito econômico, social, cultural e ambiental. Ao integrar a Rede, as cidades assumem o compromisso de compartilhar boas práticas e desenvolver parcerias que promovam a criatividade, fortalecendo a integração da cultura nos planos de desenvolvimento urbano. Atualmente, são quase 300 cidades em 90 países pelo mundo.  

Em Paraty, a cachaça já era considerada um produto importante para a cidade – basta lembrar dos mais de 150 alambiques no período de maior prosperidade no século XIX. E com a requalificação da bebida, a cachaça de Paraty obteve o selo de Indicação Geográfica de Procedência e inúmeras premiações a suas marcas. Um dos diferenciais da gastronomia de Paraty tem a ver com a combinação de influências indígenas, portuguesas e africanas.  

Por meio da gastronomia, Paraty fortalece as conexões entre criatividade, biodiversidade e sustentabilidade. Unindo isso à chancela da Unesco, há uma forte contribuição para gerar um movimento dos empreendedores para reforçar o caráter de cidade criativa. E é o que vem acontecendo em todos os elos de sua cadeia produtiva da gastronomia em Paraty. Tornar-se uma cidade criativa evidencia não só a criatividade do município nas cozinhas, mas também no fomento de boas práticas e no desenvolvimento sustentável da cidade. 

Ao utilizar ingredientes locais, muitas vezes inusitados, chefs e restaurantes resgatam antigas receitas e até as reinventam e tornam-se um atrativo a mais para a cidade que é referência em turismo cultural. Iniciativas como a Folia Gastronômica deram visibilidade nacional ao movimento, assim como a Escola de Comer, programa de qualificação da merenda escolar, abrangendo alunos de Paraty. Os moradores também são incentivados ao uso de ingredientes locais, estimulando a produção da agricultura familiar.  

Lembrando que Paraty tem 78% do seu território protegido ambientalmente, o que explica o fato do campo criativo da cidade – a gastronomia – ser fortemente caracterizado pela relação com a agroecologia. Citamos alguns exemplos de produtos e empreendimentos de Paraty, como a Studio Quinze, cervejaria que elabora bebidas com ingredientes como coentro-bravo e folha de mexerica. A Kombucha Para-ty incorpora plantas locais com poderes medicinais como capim-limão e canela-de-velho. Da culinária africana, o manuê de bacia é um bolo de melado de cana e destaque do cardápio da centenária Padaria Esperança. As plantas alimentícias não convencionais (Pancs) são o carro-chefe da Pupu-s Peixe Panc. 

O exemplo bem-sucedido de Paraty serve não só para criar o desejo de visitar a cidade histórica, mas para inspirar seu empreendedorismo criativo. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?