this is an h1

this is an h2

Mon May 15 21:55:54 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Pequenos negócios: MEI nos serviços

O setor de serviços representa quase a metade das empresas ativas no país e o MEI faz parte dessa oportunidade.

· Atualizado em 15/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Depois de mais de dez anos da existência do Microempreendedor Individual (MEI), é evidente o tamanho e a importância desse fenômeno para a história do empreendedorismo brasileiro.

De julho de 2009 a dezembro de 2018, o número de MEI saltou de zero para 14 milhões, mantendo uma média de cerca de 1 milhão de registros por ano.

Por isso, o Sebrae traz uma série de artigos em que apresenta a atuação do MEI nos setores que consolidam a nossa economia: comércio, serviços, indústria, construção civil, agropecuária, pequenos negócios que engrandecem a economia brasileira. Hoje, é a vez da abordagem do MEI nos serviços. Acompanhe!


O setor mais procurado para a formalização do MEI no país é o de serviços: do total de empresas ativas no Brasil, quase metade (48,5%) é desse setor, com atividades bastante heterogêneas, já que são muitas as ocupações permitidas para o porte de microempreendedor individual, desde um abatedor, passando pelo chaveiro, colocador de piercing, diarista, esteticista, cabeleireiro, jardineiro até o vendedor ambulante, vidraceiro, entre muitos outros profissionais.

Nesse sentido, o empreendedor MEI é uma oportunidade para formalizar um negócio e ter acesso a benefícios previdenciários, linhas de crédito, entre outras vantagens. Aliás, uma dessas vantagens é a emissão de nota fiscal sobre o serviço executado, o que permite a negociação com outras empresas e entidades governamentais.

No dia 18 de janeiro de 2023, o Brasil vivenciou um marco histórico: foi emitida a primeira Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) de padrão nacional por um MEI de um município não conveniado à plataforma.

Com o apoio do Sebrae, um prestador de serviços, MEI de Brasília/DF que tem como atividade principal a edição de periódicos, foi o responsável pela emissão. A NFS-e deve simplificar e melhorar o ambiente de negócios.

Hoje, a NFS-e conta com a adesão de 180 municípios, entre os quais 18 capitais, o que corresponde a cerca de 50% do volume total de Notas Fiscais de Serviço emitidas no país.

A partir de abril de 2023, segundo Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) nº 169/2022, todos os MEIs do país que prestarem serviços para pessoas jurídicas deverão emitir suas notas fiscais de serviço no padrão nacional.

Já pensou em qual serviço você pode começar como um novo negócio? Consulte as atividades permitidas pelo Porte do MEI em Quais as ocupações que podem ser MEI — Empresas & Negócios.

Capacitação

Que tal buscar capacitação em um dos cursos oferecidos pelo Sebrae? Temos sugestões para você:

  • Super MEI: primeiros passos: se você é uma pessoa empreendedora que tem um pequeno negócio e está pensando em formalizar a sua atividade profissional, saiba como transformar esse caminho em uma jornada de sucesso. Entenda como aplicar os conceitos básicos de gestão, fazer um planejamento organizado e construir um empreendimento estruturado e sustentável.
  • Empreendedorismo como opção de carreira: você é empreendedor? Ter uma ideia é diferente de ter uma oportunidade? Veja neste curso que empreender é um comportamento que você pode desenvolver. Além dos primeiros passos para empreender, no curso você irá conhecer as características empreendedoras e o cenário do empreendedorismo no Brasil. Ao fim da capacitação, você poderá planejar a abertura de um novo negócio e melhorar o desempenho organizacional.
Tags MEI

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?