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Sun Mar 12 12:44:07 BRT 2023
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Plataformas de comércio digital: Magento

No quarto artigo da série sobre plataformas de comércio digital como solução para o e-commerce do pequeno negócio, tratamos da mais sofisticada delas, Magento.

· Atualizado em 12/03/2023
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Nos primeiros três artigos desta série, entendemos a importância de participar do comércio digital e a facilidade que as plataformas de comércio digital oferecem para que os pequenos empreendedores possam vender pela internet usufruindo dos benefícios do meio eletrônico sem terem que construir todo o seu negócio virtual partindo do zero. 

Destacamos uma opção ideal para estreantes, outra para empresas que já têm uma marca baseada na internet e uma terceira, bastante escalável.

Agora, vamos analisar o Magento, uma das plataformas líderes mundiais em comércio eletrônico no mundo. Trata-se de um sistema completo e robusto, indicado para negócios pequenos, mas que almejam expandir a sua atuação de forma sistemática.

Magento é a escolha de grandes marcas no Brasil e no mundo e, justamente, bastante indicada para empresas que planejem vender em outros países.

A empresa criadora do Photoshop, a Adobe, adquiriu a plataforma em 2018 pelo valor de 1,68 bilhões de dólares e, assim, possui essa plataforma que agrega mais de 240 mil lojas virtuais.

Várias versões de Magento

A Magento Community foi lançada em 2008, tendo a customização como um dos seus principais diferenciais. Em 2015, o 2.0 chegou ao mercado, mas não agradou tanto os usuários como a versão inicial, utilizada até há pouco, mas já com suporte descontinuado.

A Enterprise, versão paga e que apresenta funcionalidades aprimoradas em relação à Community, otimiza as rotinas de tal forma que permite a empresas gigantes do e-commerce, como Nike e Samsung, gerenciar facilmente, grandes volumes de produtos e transações.

Essa é a versão utilizada pela maior parte das lojas virtuais de porte acima do médio no Brasil, acrescida de módulos de terceiros para complementar suas funcionalidades.

Baseada em código aberto, a plataforma pode ser customizada em inúmeros pontos por programadores. Esta, que é uma grande vantagem, pode ser também a maior das desvantagens, uma vez que demanda profissional experiente e qualificado em PHP para adequar a loja ao seu negócio.

A principal característica do sistema são os módulos independentes, que torna o sistema muito flexível. A integração com outros sistemas também é contemplada, abrangendo soluções para e-commerce como meios de pagamento, ERP, e-mail marketing, etc, representando grande economia nos projetos.

Estrutura modular Magento

A customização possível chega ao nível de hábitos culturais dos diversos países que utilizam a plataforma, como o fato do brasileiro ser um dos poucos consumidores que dão importância à possibilidade de realizar pagamentos por boleto bancário.

Alguns dos módulos de sucesso são a recuperação de carrinhos abandonados, seleção de cores e tamanhos e cálculo de frete dos correios. Ainda, se destaca por oferecer funcionalidades como SEO para otimizar as buscas no Google, ferramentas para conversar com o usuário de forma profissional como CRM e multi-idiomas.

Magento é uma ferramenta que exige um bom programador e um eficiente servidor de hospedagem para funcionar a contento. Portanto, o adequado, como já foi colocado, é contar com uma equipe própria ou terceirizada capaz de oferecer as melhores opções.

Dessa forma, é uma escolha excelente, mas, para empresas pequenas, pode não ser a porta de entrada ideal para o comércio eletrônico.

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Terminamos esta série sobre plataformas de negócios digitais lembrando que o primeiro passo é sempre o mais importante. Não importa o tamanho do seu negócio on-line ou baseado em uma estrutura física, o plano de negócios é essencial para obter sucesso.

Escolha a melhor plataforma, desenha a loja ideal e faça ótimos negócios. Sucesso!

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