this is an h1

this is an h2

This Content Component encountered an error Tue Jun 25 16:29:16 BRT 2019
Inovação | DIFERENCIAL
Portal CulturaEduca traz perfil da educação no País

Ferramenta foi criada para facilitar o diálogo entre a escola e as instituições, iniciativas e pessoas por meio de tecnologias de mapeamento colaborativo.

· Atualizado em 25/06/2019
FAVORITAR
Botão favoritar

Os temas cultura e educação sempre estiveram interligados. Para selar esta ligação foi criado o portal CulturaEduca, uma parceria entre o Instituto Lidas, a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).

O espaço virtual é voltado para educadores, agentes culturais, estudantes, gestores de políticas públicas e pesquisadores em geral. Os territórios educativos são definidos a partir do georreferenciamento de escolas públicas brasileiras.

O mapeamento do CulturaEduca é colaborativo, aberto e gratuito e os territórios educativos são definidos a partir do georreferenciamento de escolas públicas brasileiras.

O mapa sobrepõe camadas de informação que visam relacionar o saber científico (dados de órgãos oficiais coletados por meio de pesquisas como Censo Demográfico, Censo Escolar etc.) ao saber popular (dados levantados por cidadãos a partir de suas observações e vivências cotidianas), com os objetivos de:

  • visualizar e analisar dinâmicas sociais, culturais e educativas em escala macro (Brasil, estados, cidades) ou micro (territórios com áreas inferiores a 10 km);
  • subsidiar o planejamento de políticas públicas, ações comunitárias, projetos pedagógicos, pesquisas, estudos, reportagens etc.;
  • formar redes que fortaleçam a atuação conjunta das diferentes iniciativas/instituições, priorizando a aproximação da educação formal (escolas) à educação não formal (iniciativas comunitárias em geral e espaços públicos como Pontos de Cultura, museus, bibliotecas, teatros, cinemas, ONGs etc.);
  • estimular o apoderamento das comunidades sobre seus próprios territórios: o processo coletivo de construção dos mapas aproxima as pessoas e instituições de uma mesma região e provoca novos olhares sobre espaços que já conhecem;
  • promover reflexões, pesquisas e debates sobre cidadania, democracia, urbanismo, cartografia social, desenvolvimento comunitário, controle de políticas públicas, acesso à informação, economia participativa, descentralização da mídia, cultura digital, diversidade cultural, educação, arte e temas afins.

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?