this is an h1

Acessibilidade
Fechar

Portal Sebrae

Finanças | SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA
Poupança pode viabilizar sonho de abrir negócio

Poupar recursos para investimentos iniciais e sustentação da empresa, até que se tenha lucro, aumenta suas chances de sucesso.

2 min de leitura · Atualizado em 01/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Qual é o seu sonho? E o que você tem feito para alcançá-lo? Se seus grandes objetivos de vida ainda permanecem só no pensamento, que tal passar a se movimentar para transformá-los em realidade? O principal responsável por essa mudança é você. E ela pode começar agora!

Independentemente do tipo de sonho, a criação de um projeto é uma forma inteligente de garantir sua implementação. Coloque sua ideia no papel, e, a partir daí, ficará muito mais fácil estabelecer as ações necessárias. Também não deixe de traçar metas e prazos para que você chegue lá.

Avaliando e reavaliando o projeto periodicamente, será possível enxergar de forma clara sua evolução e perceber, inclusive, possíveis necessidades de mudanças. Não se esqueça de que a disciplina deverá ser um exercício constante.

Sonho de abrir negócio

Se você sonha, hoje, em ser dono do seu próprio negócio, saiba que poupar seu dinheiro pode ser um dos mais importantes diferenciais para que você consiga abrir as portas de seu empreendimento.

A utilização de capital próprio evita, por exemplo, o pagamento de taxas de juros ou a perda de percentuais da empresa para investidores externos.

Mas, para que tenha clareza de quanto será necessário acumular para o investimento inicial, prepare um plano de negócio.

Analise o mercado, avaliando tanto o público-alvo como a concorrência, para, então, definir o modelo de atuação de sua empresa.

Segurança financeira

Se não tiver outra fonte de renda, não se esqueça de estabelecer inicialmente quanto será reservado para sua remuneração. Os compromissos financeiros da empresa não podem impedir que os pessoais também sejam cumpridos, mas lembre-se, pague a você o mesmo que você pagaria para outra pessoa exercer a mesma função.

Muitas vezes, como há uma significativa distância entre a abertura do negócio e o momento em que o valor investido será recuperado, a poupança ganha ainda mais importância. Ela dará a você a segurança de que precisa até que comece a ter lucro. 

Não esqueça de separar o que é seu dinheiro e o que é do negócio. A partir dos primeiros lucros da empresa, esse ganho deve ser poupado para futuros investimentos e reserva de segurança, na medida em que os ganhos pessoais, seja de rendimentos ou do pró-labore, deverão ser poupados e investidos para garantir a sua própria independência financeira e de sua família.

Tanto o empreendedor como a empresa estão sujeitos a imprevistos, por isso, acumular recursos é essencial para que ambos estejam preparados para transpor situações emergenciais sem a necessidade de se desfazer de bens ou buscar empréstimos, por exemplo.

Saiba mais

Na cartilha “O Hábito de Poupar”, há mais detalhes sobre a importância de poupar na hora de montar seu negócio.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.