this is an h1

this is an h2

Mon Feb 27 11:00:58 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Práticas sustentáveis aumentam a eficiência energética nas indústrias

Veja como obter mais eficiência energética na indústria por meio de práticas sustentáveis, que ajudam a proteger o meio ambiente e alavancam a competitividade.

· Atualizado em 26/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Eficiência energética é uma expressão cada vez mais usada nos dias de hoje. Não é para menos. Valorizar as práticas sustentáveis não só fortalece o compromisso das empresas em relação ao futuro do planeta e das novas gerações. Representa também uma forma de aumentar a competitividade das indústrias ou mesmo de pequenos negócios.  

Os dados mais recentes mostram que a indústria é a principal responsável pelo consumo de energia elétrica no Brasil. Isso, por si só, justifica a necessidade de implantação de sistemas que incorporem práticas sustentáveis e aumentem a eficiência energética. No entanto, como desenvolver projetos que melhorem e tornem mais eficiente o consumo de energia elétrica nas empresas? 

Listamos aqui algumas dicas para gestores implantarem sistemas de eficiência energética em suas empresas, reduzindo gastos com eletricidade e aplicando práticas sustentáveis que diminuem o impacto sobre o meio ambiente. Anote aí. 

Cuide dos motores elétricos 

Invista em ações que aumentam a eficiência energética da produção industrial, tais como: 

  • Verificar constantemente os mecanismos de ignição dos sistemas para detectar alguma anormalidade no que se refere a ruídos, vibrações e lubrificação dos dispositivos; 
  • Certificar-se de que os motores estão funcionando com potência nominal de 75% a 90%;  
  • Evitar variação de tensão, analisando regularmente a qualidade da energia nos sistemas elétricos; 
  • Ajustar a potência para o carregamento atual; 
  • Ajustar a velocidade conforme a necessidade das empresas;  
  • Investir em comandos eletrônicos para otimizar a velocidade e as variações de carga dos motores elétricos. 

Aproveite a iluminação natural 

O Brasil é conhecido por ser um país tropical, que desfruta de bastante luz solar ao longo das estações. Por isso, o ideal é usar essa fonte natural de energia nas companhias industriais durante um período significativo da jornada de trabalho. 

Ao mesmo tempo, é preciso repensar alguns espaços do polo fabril para que as janelas fiquem sempre abertas. Outra dica é utilizar cortinas leves e portas de vidro para facilitar a passagem da luz do sol. 

Desligue os motores das máquinas quando não estão em uso 

Essa atitude simples é capaz de trazer economia na conta de luz e menor impacto das operações na natureza. Só é preciso ter cuidado ao desligar motores em altas rotações, já que a mudança na operação do maquinário pode prejudicar o compressor.  

Atente ao sistema de refrigeração 

O sistema de refrigeração industrial, geralmente, demanda muito consumo de energia elétrica nas indústrias. Assim, é preciso repensar o uso de agentes resfriadores para promover ações de eficiência energética nos parques industriais. Veja aqui como fazer isso. 

Evite o vazamento do ar comprimido 

O ar comprimido é essencial para o funcionamento de muitas indústrias, mas é preciso promover a eficiência energética ao utilizá-lo. Veja algumas dicas: 

  • Avalie constantemente o estado dos compressores e do sistema de arrefecimento; 
  • Limpe os filtros de ar e os separadores de óleo; 
  • Utilize os mesmos diâmetros das tubulações de distribuição nos equipamentos; 
  • Faça a drenagem do reservatório central; 
  • Evite, principalmente, o vazamento de ar nos subsistemas de ar comprimido das indústrias. 

Otimize o sistema industrial de aquecimento 

Analise os equipamentos industriais que emitem calor, buscando otimizar o isolamento térmico nessas máquinas. Nesse tópico, podemos destacar o uso de sistemas de aquecimento por biomassa, que barateiam o custo da eletricidade, tornando menos oneroso aquecer ambientes internos, piscinas, chuveiros, ambientes industriais etc. Confira aqui. 

Outra possibilidade é verificar a viabilidade de implementação de sistemas de cogeração, que, a partir de um único combustível, permitem que haja a produção simultânea de calor e de energia elétrica. Veja detalhes neste site. 

Adotando essas sugestões, você estará ajudando a manter o planeta saudável e incrementando a competitividade de seu negócio! 

Saiba mais 

A cogeração de energia é também uma alternativa lucrativa e sustentável para as empresas, como mostra este artigo. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?