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Fri Aug 25 17:34:17 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Prepare-se para as datas comemorativas e lucre mais no salão

Os negócios de beleza podem alavancar suas vendas e incrementar o seu faturamento se preparando adequadamente para as datas comemorativas

· Atualizado em 25/08/2023
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Luiza Tainan, apresentadora do programa ‘‘Na Estação’’ do Canal Empreender, realizou reportagem sobre o tema datas comemorativas para empreendimentos de beleza. Ela visitou um salão de beleza e uma barbearia dentro de um shopping tradicional na capital do Brasil, o JK em Brasília-DF e conversou com empresários e com uma consultora especializada no setor da beleza que analisou as empresas, observando seus pontos fortes e dando dicas de melhorias. 

Esta visita apresentou  ótimos exemplos de empreendedores que observam o calendário sazonal e se preparam para o aumento da demanda em datas e fases comemorativas, como o final de ano.  

Apresentamos a seguir algumas dicas importantes para atender a demanda e tirar o melhor proveito das datas comemorativas:

Equipe do espaço de beleza 

Uma boa equipe faz toda a diferença em um espaço de beleza e no atendimento ao cliente, por isto destacamos a importância de uma boa contratação e do treinamento da equipe. 

O aumento da demanda em épocas específicas como as que envolvem uma data comemorativa como o final do ano, pode exigir um aumento da equipe, com contratação extra de profissionais bem como treinamento da equipe para lidar com o aumento da demanda. O objetivo é manter a qualidade dos serviços, mesmo com o aumento repentino de clientes. Para isso, é importante que o empreendedor fique atento às contratações, mesmo as de cargo temporário, para que a equipe se mantenha coesa, nivelada em qualidade do atendimento, conhecimento dos procedimentos que cada um deve desenvolver, bem como nos valores e cultura da empresa. Um salão de beleza, por exemplo, não pode correr o risco de perder clientes por mal atendimento no final do ano ou em uma data com grande procura de serviços por excesso de demanda nessa época e má preparação da equipe. 

Outros cuidados para atender às datas comemorativas

A atenção aos detalhes no atendimento ao cliente nas datas especiais é fundamental. Os donos de salão devem se planejar para atender os clientes para isto e ter em mente os seguintes pontos de atenção: 

1 - Agendamento 

O cliente entra em contato para marcar horário, como se dá o atendimento?  Via telefone ou WhatsApp? Como se dá a comunicação? Qual a linguagem utilizada? Qual o nível de preparo da recepcionista e/ou profissional que são as pessoas que têm contato com o cliente? Este momento é muito importante e jamais deve ser ignorado como algo trivial.

2 - Recepção

Como se dá a recepção desse cliente quando ele chega ao estabelecimento? Que experiência este cliente tem na sua jornada no salão, o que é feito para encantá-lo? O profissional que recebe o cliente no salão/loja está preparado para um bom atendimento? Como se dá a recepção e a espera? Quanto tempo este cliente deverá aguardar e de que forma isto deve ser realizado para que ele se sinta confortável e bem recebido?

3 - Serviços

Como se dá a realização do serviço de beleza? O cliente chega ao estabelecimento com uma expectativa. O profissional que vai realizar o serviço, seja ele qual for, sabe identificar essa expectativa a fim de supri-la da melhor forma, informando o cliente de tudo o que será realizado e como será e quanto tempo deve levar a realização do procedimento? Ele está preparado para se comunicar com o cliente a fim de tirar suas dúvidas e tranquilizá-lo para que ele tenha a melhor experiência?  O cliente percebe a qualidade do serviço realizado e fica satisfeito?

4 - Novos serviços

O cliente já está dentro do espaço de beleza, ele já foi conquistado para este primeiro procedimento (se for um cliente novo), já é um cliente que está retornando ou já foi fidelizado. A equipe está preparada para aproveitar este momento de interação direta com o cliente, dentro do ambiente, para oferecer novos serviços e soluções  que possam interessar a ele? Estão capacitados para realizar esta abordagem ao cliente de forma leve, gentil e personalizada? Muitas vezes, neste momento, um cliente pode perceber a necessidade de outros procedimentos e já contratá-los, se abordado de  forma coerente. Toda equipe de um estabelecimento de beleza deve estar preparada para vender outros serviços.

5 - O pós-venda

O Pós venda é uma estratégia que oportuniza novas vendas.  Um cliente que sai do salão, continua merecendo atenção. Como lidamos com esse cliente depois que ele já realizou o serviço? Há pessoas na equipe preparadas para entrar em contato com o cliente depois do serviço feito, analisando o seu grau de satisfação. Existe algum procedimento para saber se o cliente tem dúvidas ou sugestões? A equipe está atenta para perceber se existem novas necessidades e demandas do cliente?

Combos e ofertas especiais

Datas comemorativas são uma excelente oportunidade para aumento do faturamento das empresas do setor de beleza. Separamos duas ideias que podem ser utilizadas: 

1. Oferta de ‘‘combos’’ onde o cliente adquire de uma única vez vários produtos e serviços com um melhor custo-benefício e melhor percepção de valor

2. Vale presentes: Também pode ser levado em conta a oferta de vouchers com limite de valor ou um serviço específico (uma escova de cabelo ou uma hidratação). Este formato, além de solucionar uma necessidade de um cliente que quer presentear alguém, também possibilita a vinda de uma nova pessoa ao estabelecimento que  poderá se tornar mais um cliente conquistado e fidelizado.

Além destes pontos, os cuidados com a preparação do ambiente, questões de biossegurança e de sustentabilidade devem sempre ser levadas em consideração.

A consultora de beleza Andreia Andrade, entrevistada no programa, comentou que até o cafezinho ou capuccino servidos no estabelecimento (ou ainda cerveja – algo usual em barbearias) pode ser um diferencial que encantará o cliente e o irá fidelizar à marca. 

Enfim, datas comemorativas, como o final do ano, Dia das Mães, dos pais, dos namorados, Dia da mulher, Black Friday ou ainda meses como maio (mês em que são mais comuns realizações de casamentos) devem fazer parte do planejamento das empresas do setor de beleza como decisão estratégica.

Conheça os 10 fatores-chave para o sucesso em salões de beleza.  

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