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Sun Apr 23 19:25:55 BRT 2023
Empreendedorismo | APRENDIZAGEM
Principais erros que todo lojista iniciante comete

Inaugurar o próprio negócio é um grande desafio, mas não se compara ao que o lojista iniciante enfrenta nos primeiros meses do empreendimento.

· Atualizado em 23/04/2023
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Para te ajudar a trilhar o melhor caminho nos primeiros meses do seu varejo, selecionamos as dicas da especialista e lojista Karen Cavalcanti. Vamos lá! 

Você já pensou em desistir do seu próprio negócio? Se sim, fique tranquilo, pois é normal entre os varejistas. Afinal, os primeiros meses são muito difíceis e, para te ajudar, selecionamos os erros mais comuns dos varejistas iniciantes. Acompanhe até o final para não cometer nenhum desses deslizes. 

Abrir uma loja é fácil, o difícil é mantê-la aberta e prosperando. Os principais desafios para o lojista iniciante incluem escolher um nicho de mercado, definir um plano de negócios, encontrar um local adequado, selecionar produtos, estabelecer preços competitivos, atrair clientes e competir com outras lojas. É muita coisa para lidar de uma vez só, e muitos iniciantes podem se sentir sobrecarregados e desanimados com a tarefa.

Além disso, o lojista iniciante também precisa lidar com a falta de experiência, tanto em relação ao gerenciamento de uma loja quanto em relação ao mercado em que está atuando. É comum cometer erros nesse processo, como subestimar custos, superestimar demanda, não entender as preferências do público-alvo ou não prestar atenção suficiente na concorrência. É preciso muita dedicação, perseverança e aprendizado constante para superar esses desafios e tornar a loja um sucesso.

O 1.° erro é a falta de planejamento.

Não estamos nos referindo a algo elaborado, mas sim aos passos mais simples. Como, por exemplo, quem é a sua persona ou o seu cliente ideal? Quais são os produtos necessários para atingir esse público? Além do cliente, há o planejamento sobre a precificação, que precisa ser feito para facilitar os primeiros meses ou será capaz de arruinar o seu negócio. 

O 2.° erro é fazer compras erradas.

Afinal, quando elas acontecem? É comum quando o lojista compra muitas peças de um só tipo, ou, por exemplo, adquire muitas blusas, mas poucas calças, ou vice-versa. Além disso, não listar o que você precisa e comprar somente o que parece bonito sem pensar no público, são quesitos que aparecem em toda compra ruim. 

O 3.° erro está na precificação do produto.

Afinal, você já sabe precificar da forma correta? Não basta colocar 100% de lucro em cima de todas as peças. Cada caso é um caso, mas o objetivo é o mesmo. O seu varejo precisa quitar os custos fixos e variáveis, além de assegurar o excedente nas vendas. Lembre-se que muitas lojas vão à falência pois não sabem precificar da forma correta. a

O 4.° erro é comparar-se a lojas que estão há mais tempo no mercado.

Não faça isso! Até porque, para chegar ali, essa loja também teve as suas dificuldades. Por isso valorize cada conquista. Se a sua loja atuar pelas redes sociais, não compare o número de seguidores com os seus concorrentes. Ao invés disso, invista em tráfego pago para atrair mais e mais clientes. 

O 5.° erro é que varejistas iniciantes desistem nos primeiros contratempos.

Administrar um empreendimento não é fácil, pois fatores externos e incontroláveis influenciam diretamente no desempenho. Portanto, faça de tudo para vencer as adversidades. Se houver problemas com um fornecedor, escolha outro. Se as vendas foram ruins num mês, tente compensar no próximo. Se o cliente teve um problema, então resolva-o o mais rápido possível. 

O 6.° erro tem a ver com uma tendência muito forte no varejo, que é a digitalização do negócio. Isso consiste em não ser constante nas redes sociais.

Você que é lojista tem que estar nas redes sociais todos os dias, pelo menos nos Stories do Instagram. É muito importante, para que o seu cliente não se esqueça do seu empreendimento. Então, tente postar todos os dias. 

Além disso, não poste coisas aleatórias, mas sim dicas, questões voltadas ao seu nicho, para o produto que você vende. Não é porque você tem que ser constante vai sair postando qualquer tipo de coisa. Lembre-se que para cativar seus seguidores é fundamental seguir uma estratégia que melhore o engajamento. 

O 7.° erro consiste em não atender bem o seu cliente, seja presencialmente ou pelas redes sociais.

Alguns clientes são difíceis, atrasam pagamentos, deixam de pegar produtos que separam, estragam as mercadorias, entre outros contratempos. Mas nunca deixa de ser educado com este cliente. Atenda-o da melhor forma que puder ou como gostaria de ser atendido.

O 8.° erro acontece quando o varejista divulga todas as novidades de uma vez só.

Lembre-se que o cliente gosta do que é novo, de sentir a curiosidade e a escassez. Portanto, não divulgue todos os seus produtos e promoções numa única campanha. Dilua o conteúdo, cativando o público todos os dias. Se, por exemplo, você realiza as compras da sua loja uma vez por mês, então faça a divulgação por partes, para que o cliente seja atraído pela novidade. 

O 9.° erro é sobre o investimento inicial.

Muitas pessoas acham que para o sucesso de um empreendimento é necessário investir muito dinheiro. Contudo, essa verdade não é absoluta. Há casos de empreendimentos com baixo investimento que deram certo, bem como os com alto investimento que deram errado. Portanto, não deixe de planejar, pois será possível realocar os recursos da melhor forma possível. 

Por fim, o 10.° erro - o mais comum - é gastar todo o lucro inicial.

Você, varejista iniciante, deve saber que o lucro não é seu, mas sim do empreendimento. Nos primeiros meses, e até anos, o excedente deve retornar ao negócio na forma de investimento. Aliás, é a única forma de fazer o seu varejo crescer. Reinvista o seu lucro inicial e não gaste com sua vida pessoal. 

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Marketing digital: planejar para vender pela Internet

Planejamento estratégico para empreendedores.

Enfim, esses são os principais erros que todo varejista iniciante comete. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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