this is an h1

this is an h2

Tue Jan 24 20:37:39 BRT 2023
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Qual a importância dos sistemas antifraude para PMEs

Investir em sistemas antifraude significa proteger o cliente e o seu negócio.

· Atualizado em 24/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Com o crescimento do e-commerce, também aumentam os casos de fraudes on-line. Com a pandemia de covid-19, muitas empresas tiveram que migrar para o on-line e, como a vida está cada vez mais digital, não há previsão de volta exclusiva para o meio físico. 

Com hábitos de consumo diferentes, muitas pessoas realizam compras e vendas pela internet, o que também facilitou o aumento de fraudes nos negócios digitais. Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, o ano de 2021 registrou 4,1 milhões de movimentações suspeitas no país. Foi um aumento de 16,8% em relação ao acumulado de 2020, quando o índice foi de 3,5 milhões de ataques. 

Diante desse cenário, cresce a importância de se oferecer um sistema seguro para os clientes. Engana-se quem acredita que somente as grandes empresas sofrem com fraudes. As pequenas e médias empresas também precisam estar atentas e investir em sistemas antifraude para evitar transtornos para os seus clientes e para o próprio negócio. 

O sistema antifraude pode ter impacto direto nas vendas, podendo diminuir o chargeback, que é o estorno de compra feita com cartão de crédito. Por exemplo, alguns fraudadores realizam pedidos em lojas virtuais, mas solicitam o cancelamento da transação e o chargeback. Caso o lojista não consiga reverter a compra, ele acaba ficando com o prejuízo e não a administradora de cartão de crédito. 

Um sistema antifraude pode proteger o seu negócio nesse caso. Também existem algumas dicas práticas que você pode implementar no seu negócio.

Eduque os seus clientes e colaboradores

Produza conteúdo sobre segurança nas compras. Você pode oferecer dicas como a constante troca de senhas ou o uso de palavras complexas na hora da realização do cadastro. Seus colaboradores também devem compreender a importância de proteger os dados dos clientes. 

Mantenha-se em alerta

É preciso estar atento a qualquer sinal suspeito, como encomenda muito grande, maior que o costume. Ou vários pedidos de um mesmo item ou diferentes clientes com o mesmo endereço. 

Você também precisa ser criterioso na escolha do sistema de pagamento. Pesquise e escolha sistemas de pagamentos confiáveis e que ofereçam segurança tanto para o seu cliente quanto para a sua empresa. 

Utilize sistemas e softwares atualizados 

AVS é a sigla para Address Verification System, um sistema que checa se o endereço de faturamento do cartão de crédito é o mesmo do arquivado na empresa. Geralmente, essa ferramenta está incluída na maioria das soluções de processamento de pagamentos. Você também deve manter seu sistema de operação atualizado, bem como seu antivírus, antimalware e antispyware.

As melhores práticas para proteger o próprio negócio e os dados dos seus clientes devem ser conhecidas e implementadas. É fundamental oferecer segurança na hora da venda dos seus produtos. Por isso, pesquise bem os sistemas que melhor se adaptam ao seu negócio e às suas necessidades. 

Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:

Como conquistar mais clientes para o seu e-commerce com SEO

Curso on-line Como fazer sua loja virtual em marketplace vender mais


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?